Edmundo e a nova vida, agora no Nova Iguaçu

Rio de Janeiro – Edmundo, conhecido no futebol como o "animal", é o novo reforço do Nova Iguaçu, clube da segunda divisão do Estado do Rio e que tem no tetracampeão mundial Zinho um de seus donos.

Ele assinou contrato até o fim de 2005, vai ganhar em torno de R$ 20 mil por mês e quer participar de vários projetos de incentivo a crianças carentes na Baixada Fluminense. Aos 34 anos, o ex-jogador da seleção brasileira quer passar a ser conhecido como o "Edmundo do social".

O atacante está sem atuar desde o final do ano passado, quando deixou o Fluminense após desavenças com o meia Roger. Chegou a ser sondado pelo Palmeiras, mas as negociações não avançaram.

O Nova Iguaçu preparou uma festa para recepcioná-lo, com a presença de políticos e empresários locais. E Edmundo chorou ao falar sobre a nova etapa de sua vida. "Usar o meu trabalho para tirar criança das ruas vai ser gratificante", afirmou.

Emocionado, ele revelou que ficou com receio de não ser uma boa referência para a cidade quando foi convidado para participar da divulgação de projetos sociais, mas se deixou convencer de que deveria aceitar o desafio.

Edmundo também fez elogios a Zinho e disse que o colega é um exemplo dentro e fora de campo. E que por isso não haveria comparações entre os dois. "Eu queria ser como ele. Infelizmente, não dá", admitiu, rindo de si mesmo em seguida.

Ao ser perguntado se teria as mesmas regalias que Romário no Vasco, foi rápido na resposta. "Eu sou o Edmundo. Vou vir trabalhar todos os dias, concentrar, viajar com a equipe", garantiu.

Um dos principais artilheiros do Brasil em atividade, ele falou também sobre a expectativa de sentir como a cidade de Nova Iguaçu vai reagir à sua contratação. "Certamente, o pessoal aqui tem a visão de que sou polêmico, animal, maluco. Recebi um rótulo, por sempre estar envolvido em brigas e confusões. Mas gostaria de desfazê-lo." Zinho prometeu ajudá-lo. Mas, sem querer, deu mais motivo para a dúvida. "Quem conhece o Edmundo sabe que, fora de campo, ele é um doce." O reforço faz parte de uma parceria entre o clube, três empresas da Baixada Fluminense e a cidade de Nova Iguaçu. A imagem de Edmundo será explorada para a expansão de escolinhas de futebol no município. "Com ele, vamos aumentar a auto-estima da nossa população, chocada com histórias de violência, de chacinas", disse o prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias (PT).

No painel atrás de Edmundo, durante a entrevista coletiva, podia-se ver o novo slogan que o jogador quer adotar: "Edmundo é social". Faltou avisar aos torcedores do Nova Iguaçu, que o esperavam no centro de treinamento da equipe: "Au au, au, Edmundo é animal", eles gritavam.

Voltar ao topo