?Duelo final? na Fórmula 1 tem seu primeiro capítulo na China

É como se nada tivesse acontecido nas 15 corridas anteriores. Com apenas dois pontos separando Fernando Alonso de Michael Schumacher na classificação do mundial, pode-se dizer que a temporada começa para valer na madrugada de amanhã, em Xangai.

Às 3h (de Brasília), os duelistas de Renault e Ferrari iniciam a primeira das três batalhas que vão decidir o título da Fórmula 1 em 2006.

Os dois pontos pró-espanhol são a menor diferença já estabelecida no ano. Ela já foi de 25 pontos a favor de Fernando depois do GP do Canadá. Na prova seguinte, o alemão reagiu, começou a descontar a desvantagem e pode protagonizar, se for o campeão, a maior virada desde 1976, quando James Hunt derrotou Niki Lauda depois de estar 35 pontos atrás do austríaco.

Depois da China, os palcos da disputa serão Suzuka, no Japão, e Interlagos, no Brasil. Pelo equilíbrio do campeonato, é de se imaginar que o laureado seja conhecido apenas em São Paulo, no dia 22 de outubro.

Xangai é uma pista ótima para Alonso, que nela venceu em 2005, e péssima para Schumacher, que usou todo seu estoque de barbeiragens nas duas provas já disputadas no circuito, em 2004 e no ano passado. Na madrugada de hoje, eles decidiram suas posições de largada no treino que definiu o grid, e terminou por volta das 4h (de Brasília).

Ontem, a instabilidade do clima não permitiu grandes conclusões. Na segunda sessão livre, choveu fraco e a pista ficou molhada. Ninguém andou o suficiente para que se pudesse apontar um favorito. Mas a Ferrari começou no prejuízo, porque Felipe Massa, que tem como função até o fim do ano ?escoltar? Schumacher, teve uma quebra de motor. A unidade foi trocada e ele já perderia, de cara, dez posições no grid.

Massa já faz planos de título em 2007

O fato de ter como companheiro de equipe um piloto que está chegando agora faz Felipe Massa esboçar planos ambiciosos para 2007. ?Com Kimi no ano que vem, eu não serei o primeiro piloto do time, mas serei o piloto com mais tempo de casa?, falou o brasileiro da Ferrari. ?Isso significa que terei a maior chance da minha carreira. Terei como companheiro um outro piloto jovem, e poderei usar minha experiência aqui para ganhar corridas e talvez o campeonato.? Raikkonen, hoje na McLaren, assinou por três anos com a Ferrari.

Felipe espera que Michael Schumacher continue colaborando com o time no futuro. ?Não sei se ele vai querer trabalhar no pitwall, vindo a todas as corridas. Se fosse para vir a todos os GPs, acho que ele continuaria a correr?, falou. ?Mas Michael será muito útil para todos se continuar envolvido com a Ferrari, nem que seja para fazer alguns testes.?

Voltar ao topo