Domingo de clássico Atletiba no Couto Pereira

“Clássico não tem favorito.” Essa frase é a mais batida da história do futebol brasileiro. É certo que há outras, como “futebol é uma caixinha de surpresas”, “bola pro mato que o jogo é de campeonato” e por aí vai. Mas, em um dia como hoje, dia de Atletiba, a conversa é sempre essa – ah, não, clássico não tem favorito. Será que é assim na partida das 16h, no Couto Pereira?

Olhando para os números, o Coritiba sai em vantagem. Afinal, está na oitava posição do Campeonato Brasileiro, com 40 pontos. Em 26 rodadas, abriu treze pontos de vantagem para o Atlético, que ocupa a 16.ª colocação, com 27. Enquanto o Coxa sempre esteve perto do “G4 do bem”, lutando por uma vaga na Copa Libertadores da América de 2009, o Furacão está sempre próximo (quando não está dentro) do “G4 do mal”, mais conhecida como zona de rebaixamento.

Na estrutura tática, também há vantagem para o Cori. Dorival Júnior leva uma grande vantagem para Geninho – o tempo de trabalho. Se o comandante alviverde está desde o início da temporada, o técnico atleticano chegou há duas semanas para tentar apagar o incêndio e salvar a sua reputação de campeão brasileiro e maior técnico da história do clube. Já o treinador coxa vive um momento de estabilidade, apesar das contestações quanto à utilização de Carlinhos Paraíba mais recuado no meio-campo.

O momento também é melhor para o Coritiba. A classificação é melhor, a torcida está mais motivada, o jogo é no Couto Pereira e, acima de tudo, o Coxa tem Keirrison em grande fase.

O centroavante alviverde é o artilheiro do futebol paranaense na temporada, e também é o goleador de sua equipe no Brasileiro, com 14 gols (dois deles na vitória de sábado passado sobre o Fluminense).

Ele pode ter ainda a boa notícia de enfim contar com um companheiro no ataque, caso o argentino Ariel Nahuelpán seja confirmado – Dorival Júnior faz mistério na escalação da equipe, assim como Geninho.

Allan Costa Pinto
Rubro-negro aposta no goleiro Galatto
para barrar o ataque coxa no clássico de
hoje à tarde.

O técnico do Furacão, em apenas duas partidas nesta segunda passagem pelo clube, já percebeu em quem poderá contar como primeiro jogador. E é justamente o camisa 1 do time, o goleiro Galatto.

Considerado por muitos o melhor arqueiro do Campeonato Brasileiro, ele vem sendo decisivo para deixar o Atlético fora da zona de rebaixamento. E é Galatto que será o responsável por parar o artilheiro Keirrison. O objetivo de K9 é o mesmo: vencer aquele que, às vezes, parece uma barreira intransponível.

A disputa entre o camisa 9 do Coritiba e o camisa 1 do Atlético é o grande charme do Atletiba desta tarde. E se futebol fosse matemática, estaríamos feitos – somando o 9 de Keirrison e o 1 de Galatto, teríamos a certeza de um clássico nota 10 na tarde de hoje no Alto da Glória. E, claro, sem favoritos.

CAMPEONATO BRASILEIRO

27.ª Rodada

Coritiba x Atlético

Coritiba

Vanderlei; Maurício, Rodrigo Mancha e Tiago Bernardi; Rodrigo Heffner, Leandro Donizete (Felipe), Carlinhos Paraíba, João Henrique e Ricardinho; Marlos (Nahuelpán) e Keirrison.

Técnico: Dorival Júnior

Atlético

Galatto; Rhodolfo, Alex Fraga (Chico) e Danilo; Alberto (Renan), Valencia, Fernando, Netinho e Márcio Azevedo (Zé Antônio); Ferreira e Rafael Moura.

Técnico: Geninho

Local: Couto Pereira
Horário: 16h
Árbitro: José Henrique de Carvalho (SP)
Assistentes: Ivan Carlos Bohn (PR) e Moisés Aparecido de Souza (PR)