Dois paranaenses na seleção de Bolão

Já não é novidade a convocação e participação de bolonistas paranaenses em seleções brasileiras. Inúmeros atletas e dirigentes do Paraná foram chamados nos últimos oito anos para participar e representar o Brasil em competições internacionais.

Agora, semana passada, a Confederação Brasileira de Bocha e Bolão tornou a convocar paranaenses para o 8.º Campeonato Mundial de bolão Bola/16, que será realizado entre 7 e 15 deste mês na cidade de Buetgenbach-Worriken, na Bélgica.

A escolha recaiu em Eduardo Krause – Dado – e no técnico Sílvio Krause, ambos integrantes da equipe do FKC/Freunds Kegler Clube, que está sediado na vizinha cidade de São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba.

Dado

Dado é um dos grandes ases de bolão Bola-16 do Paraná, da equipe do FKC. Ele é um atleta muito experiente e técnico. Em 1996 foi titular da seleção brasileira no mundial de juniores que aconteceu na cidade de Senigália, na Itália, valendo pelo II Mundial da Juventude. Em 1998, Dado voltou a defender a seleção nacional, disputando o III Campeonato Mundial de Juniores na cidade de Eupen, na Bélgica. Em 2000, o atleta do FKC despediu-se da categoria de junioes, no IV Mundial da Juventude, quando trouxe para o Brasil a medalha de bronze de duplas mistas, em parceria feita com a catarinense Kátia.

Ano passado, foi titular da equipe FKC, por ocasião do WNBA/World Ninepin Bowling Association, celebrado com muito êxito na cidade de Hagen, na Alemanha. Agora, na categoria principal, Dado volta a integrar a seleção brasileira neste próximo mundial da Bélgica.

Ao lado de Dado, outro paranaense também vai à Bélgica. Trata-se do consagrado técnico Sílvio Krause, que irá dirigir e comandar essa seleção.

Delegação do Brasil

A delegação brasileira para o mundial da Bélgica terá dirigentes e atletas de todos os cinco estados brasileiros que praticam o bolão Bola/16, ou seja, do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro.

Dado e Sílvio embarcam neste dia 6 no Aeroporto Afonso Pena, com retorno ao Brasil previsto para o dia 17.

A delegação brasileira está integrada pelos seguintes atletas e dirigentes: chefe – Michel Arkie, do Pinheiros, de São Paulo; técnico – Sílvio Krause, do FKC, do Paraná; auxiliar técnico – Otto Peter. Atletas: Dado, do FKC (PR); Rogério, do Pinheiros (SP); Marcelo e Maurício, do União Cultural Teuto São Caetano, de São Caetano do Sul (SP); Bernardo, do Germânia, do Rio de Janeiro; Sheila, do Sogipa (RS); Joice, Tainá e Kátia, do Baependi, de Jaraguá do Sul (SC); Renate, do Vila Mariana (SP).

Do mundial da Bélgica vão participar doze países: Brasil, Bósnia, Croácia, Holanda, Luxemburgo, Bélgica, Iugoslávia, Itália, Portugal, Alemanha, França e Áustria.

Voltar ao topo