Djokovic sofre, mas vence e vai às oitavas de Wimbledon

Cabeça de chave número 2 de Wimbledon, Novak Djokovic sofreu para confirmar o seu favoritismo, neste sábado, em jogo válido pela terceira rodada do Grand Slam. O tenista sérvio precisou jogar três horas e 15 minutos para superar o cipriota Marcos Baghdatis por 3 sets a 1, com parciais de 6/4, 4/6, 6/3 e 6/4.

Com a vitória, o vice-líder do ranking mundial garantiu vaga nas oitavas de final, fase em que terá pela frente o francês Michael Llodra, que neste sábado arrasou Yen-Hsun Lu, de Taiwan, com parciais de 6/3, 6/3 e 6/1.

Djokovic acabou sofrendo mais do que esperava para avançar em Londres por causa do grande número de vacilos que cometeu na partida deste sábado. Ele contabilizou nada menos do que 33 erros não-forçados, contra 22 do seu rival, e só aproveitou três das 11 chances que teve de quebrar o saque de Baghdatis. O tenista do Chipre ainda mostrou força com a sua agressividade, fato que o fez acumular 40 winners, contra 38 do sérvio. Porém, ele só conseguiu converter um dos cinco break-points cedidos por Djokovic.

Do mesmo lado da chave de Djokovic e Llodra, o australiano Bernard Tomic aprontou neste sábado uma das maiores surpresas desta edição de Wimbledon. Depois de passar pelo torneio qualificatório para jogar o Grand Slam e desbancar os russos Nikolay Davydenko e Igor Andreev nas duas primeiras rodadas, agora foi a vez de ele despachar o sueco Robin Soderling, com acachapantes 3 sets a 0, com parciais de 6/1, 6/4 e 7/5.

Com o surpreendente resultado obtido diante do quinto cabeça de chave do Grand Slam inglês, ele avançou às oitavas de final e agora irá encarar o belga Xavier Malisse, que neste sábado bateu o austríaco Jurgen Melzer, pré-classificado como 11.º maior favorito, por 3 sets a 0, com 7/6 (7/5), 6/3 e 6/0.

Já o russo Mikhail Youzhny bateu o espanhol Nicolas Almagro por 3 sets a 1, de virada, com parciais de 4/6, 6/3, 7/6 (7/3) e 6/3, e também avançou às oitavas de finais, nas quais terá pela frente ninguém que menos do que o hexacampeão Roger Federer.

Outro confronto das oitavas de final definido neste sábado irá reunir o francês Jo-Wilfried Tsonga e o espanhol David Ferrer, sétimo cabeça de chave, que na terceira rodada derrotou o eslovaco Karol Beck por 3 sets a 0, com 6/4, 6/3 e 6/3.