Desde 2010 Trio não festejava só vitórias numa rodada

As vitórias do Atlético sobre o Grêmio Barueri, por 6 x 0; do Paraná sobre o Bragantino, por 2 x 0, e do Coritiba em cima do Flamengo por 3 x 0, no final de semana, permitiram, depois de 22 meses, que o Trio de Ferro voltasse a dar alegrias para suas respectivas torcidas em uma rodada única de Campeonato Brasileiro. Desde novembro de 2010, Furacão, Coxa e Tricolor não venciam seus adversários no mesmo dia ou com uma diferença de 48 horas entre um jogo e outro. Além disso, o Cianorte engrossou a lista dos paranaenses bem sucedidos com a vitória sobre o Juventude ontem, por 3 x 0, garantindo participação nas quartas-de-final da Série D do Brasileirão.

A façanha é motivo de comemoração para o futebol paranaense. Afinal, são raros os momentos em que todos, numa só rodada, atingem os objetivos simultaneamente. Desde que foi iniciada a disputa por pontos corridos, em apenas 16 vezes o Trio de Ferro conseguiu passar por seus rivais na mesma rodada, sejam todos pela Série A ou com um ou dois disputando a Segundona. Em dez anos de pontos corridos, os clubes paranaenses disputaram 385 rodadas, sendo 43 delas com clássicos, o que aponta um percentual de apenas 4,6% de vitórias simultâneas de Atlético, Coritiba e Paraná.

Em 11 das 16 vezes que conseguiram tal façanha, os times aplicaram goleadas. Como em 2006, quando todos conseguiram excelentes placares. O Atlético aplicou 4 x 0 no Botafogo, o Paraná venceu o Grêmio por 5 x 2, ambos pela Série A, e o Coritiba siuperou a Portuguesa por 3 x 0, pela Segundona.

O ano de 2010, em que Paraná e Coritiba estavam na Série B, e o Alviverde foi campeão, foi a melhor temporada para os três em termos de rodadas em que todos venceram. De 36 giros disputados, em quatro eles conseguiram se dar bem ao mesmo tempo. No returno daquele ano, Atlético, Coxa e Paraná venceram seus jogos em duas rodadas consecutivas (15.ª e 16.ª).

A rodada iluminada do final de semana também marcou a segunda vez que o Trio de Ferro conseguiu vencer sem sofrer gols. O último registro do fato semelhante foi em 2010, quando todos venceram por 1 x 0.

Voltar ao topo