Derrota deixa o Brasil com a corda no pescoço

Viña del Mar, Chile ? Cinco dias depois de sobreviver à partida da repescagem contra a Colômbia, o Brasil volta a jogar com a corda no pescoço no Torneio Pré-Olímpico. Na noite de hoje, às 23h10, no horário de Brasília, no estádio Sausalito, o time de Ricardo Gomes precisa derrotar o Chile para chegar à rodada de domingo, quando enfrentará o Paraguai, com boas chances de conseguir uma das duas vagas para Atenas.

Como o time não teve tempo para treinar depois da derrota para a Argentina, e também não terá no intervalo de menos de 48 horas entre a partida de hoje e a de domingo, o trabalho de Ricardo Gomes agora resume-se a motivar os jogadores. Ele e Branco (chefe da delegação) têm conversado muito com os garotos para tentar reanimá-los.

“Nosso grupo tem qualidade para conseguir a vaga, por isso cabe a mim dar confiança aos garotos”, disse Ricardo Gomes.

Branco afirmou que daqui para a frente o que vai contar “é ter cabeça e coração”. “Jogo decisivo se ganha nos detalhes. E é preciso estar concentrado os 90 minutos para não dar chance ao adversário”, explicou o chefe da delegação.

A julgar pelo que Ricardo Gomes dizia antes da repescagem, o trabalho de recuperação psicológica do time não deve estar sendo fácil. Antes da partida contra a Colômbia, quando questionado sobre a pressão de disputar uma partida eliminatória, ele disse o seguinte: “Os jogos do quadrangular não serão eliminatórios, mas quem perder na primeira rodada estará moralmente eliminado.” Agora, ele tem a responsabilidade de convencer seus jogadores de que não estão “moralmente eliminados”.

Ricardo Gomes não confirmou a escalação, mas garante que não tem nenhuma dúvida de ordem tática ou técnica. Sua preocupação é com a condição física e com o estado de espírito dos jogadores. Se depois da revisão médica da tarde de ontem, todos estiverem em boas condições, ele manterá o time que começou jogando contra a Argentina.

“A tendência é repetir a formação, mas preciso esperar até amanhã (hoje) à tarde para saber se todos conseguiram se recuperar do desgaste da partida de quarta. Não posso colocar num jogo decisivo quem não estiver com 100% de suas condições”, justificou Ricardo Gomes.

Sub-23 faz as contas

Viña del Mar Chile

– A derrota para a Argentina complicou a situação da Seleção Brasileira no Pré-Olímpico, embora exista até a possibilidade de o time se classificar com uma vitória e um empate. Duas vitórias não garantem a classificação, porque pode haver um tríplice empate em seis pontos com Argentina e Paraguai e, nesse caso, serão aplicados os critérios de desempate levando em consideração apenas a campanha na fase final (saldo de gols, número de gols marcados, confronto direto e sorteio). Caso a rodada de hoje tenha dois empates e, no domingo, Brasil e Chile vençam, as quatro equipes terminarão empatadas com quatro pontos. Confira as chances de cada equipe:

Brasil: Se ganhar de Chile e Paraguai, estará classificado se Paraguai ou Argentina não chegar a seis pontos. Caso perca hoje, ficará fora da briga.

Para se classificar com quatro pontos, precisa de uma das seguintes situações: ganhar do Chile e empatar com o Paraguai, desde que os paraguaios percam para a Argentina e entrem na última rodada em inferioridade no saldo de gols; empatar com o Chile e ganhar do Paraguai, desde que os paraguaios não vençam a Argentina e fiquem atrás no saldo de gols, depois do confronto de domingo, e também que o Chile não derrote a Argentina por uma diferença maior do que a que o Brasil fizer contra o Paraguai.

Argentina: Se ganhar hoje do Paraguai, estará classificada se no jogo de fundo houver empate. Em caso de empate diante dos paraguaios, precisará de outro ponto domingo para se garantir matematicamente. Se perder, ficará com uma vaga se bater o Chile ou até com um empate – desde que o Brasil não vença seus dois jogos e que leve vantagem sobre Brasil ou Chile (aquele que também chegar a quatro pontos) nos critérios de desempate. Se ganhar hoje, perder domingo e Chile e Paraguai ganharem do Brasil, haverá um tríplice empate com seis pontos.

Paraguai: Se ganhar da Argentina, garantirá a vaga hoje, caso o jogo de fundo termine empatado. Se empatar diante dos argentinos e domingo contra os brasileiros, também estará classificado. Em caso de derrota, terá chance com um empate domingo se ocorrer uma das seguintes situações: houver empate entre Brasil e Chile nesta sexta-feira e os chilenos não conseguirem bater a Argentina por um placar que lhes dêem vantagem nos critérios de desempate; o Brasil ganhar do Chile mas entrar domingo em desvantagem nos critérios de desempate; o Chile ganhar hoje, empatar domingo e ficar atrás no desempate.

Chile: Se fizer seis pontos e Argentina ou Paraguai não chegar a essa marca, estará garantido. Caso ocorra a tríplice igualdade, serão aplicados os critérios de desempate. Se ganhar do Brasil e empatar com a Argentina, se classificará caso ocorra uma dessas situações: a Argentina e o Brasil ganharem do Paraguai; o Paraguai chegar a no máximo a quatro pontos e perder nos critérios de desempate. Se empatar hoje e ganhar domingo, sua situação será idêntica à do Brasil caso a Seleção bata o Paraguai.

TORNEIO PRÉ-OLÍMPICO

Local: Estádio Playa Ancha, Viña Del Mar
Horário: 23h10
Árbitro: Luis Solorzano

CHILE X BRASIL

CHILE:

Cláudio Bravo, Contreras Fuentes, Aceval Mark, González Riffo, Luis Figueroa, Carrasco Valdivia, Millar Jean, Beausejour, Joel Soto,  Técnico: Juvenal Olmos.

BRASIL:

Gomes, Maicon, Edu Dracena, Alex, Wendell, Dudu Cearense, Fábio Rochemback, Diego, Daniel Carvalho, Robinho, Marcel, Técnico: Ricardo Gomes.

Voltar ao topo