Denis Marques vai jogar no Japão

Atleta capaz de jogadas excepcionais e de perder gols ?imperdíveis?. Adorado pela torcida e muitas vezes criticado por ela. Assim foi a passagem do atacante Denis Marques pelo Atlético. O dono da camisa 11 rubro-negra deixou o clube paranaense após quase três anos de serviços prestados. A notícia de sua saída foi repassada ontem, em nota oficial divulgada pelo clube. Nela consta que o Atlético e Denis receberam uma proposta da equipe Omya Ardija, que disputa a J-League do Japão, e concretizaram a transferência. Os valores da negociação não foram revelados. Especula-se que a quantia seja superior a 4 milhões de dólares – R$ 8 milhões, valor que foi pedido ao Palmeiras pela compra do jogador. No final de 2006, o Atlético recusou uma proposta de 2 milhões de dólares – R$ 4 milhões, do Jubilo Iwata, do Japão, pelo empréstimo de Denis.

Neste temporada Denis foi muito inconstante no Rubro-Negro, mas nos últimos jogos voltou a mostrar um bom futebol. Entre campeonatos Paranaense, Copa do Brasil e Brasileiro marcou 12 gols. História Denis chegou ao Furacão em setembro de 2004, quando o clube disputava a liderança do Brasileirão. Teve um papel importante naquela campanha, pois substituiu o atacante Dagoberto. Com Denis, o Atlético conquistou o vice-campeonato Brasileiro. Por sua semelhança com outro ídolo Rubro-Negro -Oséas -, Denis caiu rapidamente nas graças da torcida. 2005 foi um ano complicado para o atacante. Julgado pela Fifa por ter rompido o contrato com seu ex-clube Kuwait Sporting Club, em 2004, o jogador foi condenado a pagar multa e ficar afastado quatro meses do futebol. Com a pena imposta pela Fifa, Denis perdeu sua posição de titular no Atlético. No ano seguinte, oscilou bastante, mas disputou o Paranaense, Brasileirão e Copa Sul-Americana pelo Atlético. Em 29 de outubro de 2006 marcou um dos gols mais bonitos já vistos na Arena.

A obra de arte aconteceu na goleada (4 a 0) sobre o Paraná, no Brasileirão. O gol lhe rendeu uma placa no estádio atleticano.

Com a camisa rubro-negra, Denis disputou 123 jogos e marcou 43 gols. Deixou sua marca em todas as competições nas quais o Furacão disputou.

Colaborou Clewerson Bregenski

Ardija, de Enílton, luta pra não cair

Denis Marques terá que estar muito inspirado para a sua primeira temporada no futebol japonês. Seu novo time, o Omiya Ardija, está em antepenúltimo lugar na tabela da 1.ª Divisão.

O agora ex-atacante do Rubro-Negro terá a companhia de outros dois jogadores brasileiros. Um deles é o zagueiro Leandro, que teve passagens pelo Cruzeiro e no Náutico. O outro brasileiro é o atacante Enílton, 29 anos, que inclusive tem passagem pelo Coritiba, Juventude e Palmeiras. Enilton passou por dez clubes antes de chegar ao Japão. Tem experiência também na Suíça, onde atuou por três equipes.

O técnico do Omiya Ardija é o holandês Robert Verbeek, que chegou a treinar a seleção de Cingapura, mas não vem conseguindo impor o seu estilo no time japonês.

Na 16.ª colocação, os laranjas só ganharam três jogos, dos 18 disputados, e marcaram apenas 10 gols. Tomaram 19. Vamos ver agora se com Denis Marques o Omiya Ardija terá melhor sorte, e poderá sonha com vôos mais altos na J-League.

Shinichiro Nakaba, de Tóquio, Japão, especial para a Tribuna do Paraná

Voltar ao topo