Del Bosque adia convocação para dar chance a Villa

Maior artilheiro da história da seleção espanhola, o atacante David Villa vai ganhar um merecido privilégio para tentar ir à Eurocopa. Nesta sexta-feira, o técnico Vicente Del Bosque anunciou que decidiu adiar a convocação da Espanha de 23 para 27 de maio. O objetivo é dar mais tempo para David Villa voltar a atuar e se mostrar apto a jogar o torneio continental.

Isso porque, com a mudança de datas, David Villa terá a oportunidade de mostrar serviço na final da Copa do Rei, dia 25 de maio, contra o Athletic Bilbao, no Vicente Calderón, em Madri. A partida fecha a temporada do futebol espanhol.

“Ontem (quinta) falei com Pep Guardiola e ele me disse como (David Villa) está. Temos a obrigação e a certeza de esperar até o último momento. Ele foi nosso mais confiável goleador, o mais seguro de todos”, disse Del Bosque.

Villa não joga desde dezembro do ano passado, quando teve que passar por uma cirurgia para corrigir uma lesão na tíbia esquerda. Ele ainda tem mais três partidas para voltar aos campos: as duas últimas do Campeonato Espanhol e depois a final da Copa do Rei.

Del Bosque vai divulgar uma lista preliminar de convocados no dia 20 de maio. Dois dias depois, o grupo vai à Áustria para iniciar a concentração, fase esta que durará até 29 de maio. Os jogadores de Barcelona e Athletic Bilbao só serão incorporados ao grupo no último dia. Caso ele convoque Fernando Torres e Juan Mata, estes dois atletas se apresentam em 25 de maio, seis dias depois da final da Liga dos Campeões.

“Claro que tenho a lista de convocados na cabeça, mas quem ficar fora não vai ser uma questão de estado. Estamos aguardando cada rodada, mas não avaliamos individualmente as partidas. A reta final da temporada é importante, mas não valorizamos uma única atuação”, explicou Del Bosque.

O treinador também já respondeu a pressão popular pela convocação de Raul e indicou que o ex-jogador do Real Madrid não deverá voltar à seleção. “Não há ninguém que não seja selecionável. Raúl está jogando em primeiro nível, não sei se foi um erro ou acerto não trazermos ele de volta depois que parou de ser chamado pelo treinador anterior. Teve méritos para voltar, mas como outros jogadores que não vieram porque não podemos contar com todos.”

Voltar ao topo