Daiane pode parar no Corinthians

São Paulo – Se vai mal no futebol, o Corinthians poderá ter um reforço significativo para a temporada 2007, a ginasta Daiane dos Santos.

A estrela da ginástica brasileira foi protagonista das principais novidades ontem no ginásio do Ibirapuera: há um ano sem clube, pode acertar com o Corinthians; prepara uma série secreta no solo, nota 17 (nunca houve essa nota de partida, muito alta), para tentar surpreender em 2007; e vai competir em mais um aparelho, as barras paralelas assimétricas, amanhã, na Super Final da copa do mundo. No domingo, fará o solo com uma acrobacia nova – o tsukahara esticado (duplo mortal esticado, com pirueta no primeiro mortal).

A ginasta, que tem apenas os patrocinadores da equipe permanente de ginástica (Mon Bijou e Caixa), está sem clube há um ano, mas acha que isso é uma realidade que pode mudar em 2007. Depois das férias, que vai passar com a família, em Porto Alegre, pretende conversar com os três clubes de quem ouviu propostas: Grêmio Náutico União, Minas Tênis e o Corinthians.

A música Isto aqui, o que é?, de Ari Barroso, que embala a sua coreografia não vai mudar em 2007, ano de Pan no Rio, em julho, e de pré-olímpico, em setembro. Mas Daiane, de 23 anos, 1,46 m e 41,8 kg, garante que tem ensaiado, há cinco meses, uma série com novas acrobacias. ?Agora, o Brasil tem de provar a cada dia que é melhor do que os outros. As pessoas cobram mais da gente. Estamos ensaiando. E é uma série nota 17, muito alta?.

Na temporada, as notas de partida no solo giraram em torno de 16,50, a referência que Daiane usará em sua apresentação de domingo em São Paulo. Daiane não quis adiantar nada sobre as dificuldades da série. ?Assim vocês terão novidades, mas é muito muito difícil mesmo?.

Daiane vai competir também nas barras paralelas assimétricas – herdou a vaga da americana Terin Humphrey. Explicou que treina nas paralelas normalmente e vai fazer sua série, sem pensar em pódio. ?Quando fiquei sabendo pensei: ?O que eu vou fazer nas paralelas? Está lá a Tweedle (a inglesa Elizabeth Tweedle, ouro no Mundial nessa prova) e a chinesa (Ya li)… Vou participar?.

Cheng, ?a estrela da companhia?

São Paulo – Com jeitinho de boneca, a chinesa Fei Cheng é a grande estrela da Super Final da Copa do Mundo de Ginástica Artística, que reúne em São Paulo os oito melhores atletas do mundo por aparelho, amanhã e domingo, no Ginásio do Ibirapuera. Na competição, Fei, campeã mundial no solo e no salto, tentará impedir o bicampeonato de Daiane, no solo – a Super Final é realizada a cada dois anos.

Com 18 anos, 1,51 m e 41 kg, Fei é estreante na Super Final. Na Olimpíada de Atenas, em 2004, sua primeira competição internacional, foi quarta no solo, uma posição à frente de Daiane. Em São Paulo, diz que a brasileira é favorita ao ouro. ?Daiane é minha principal adversária. É uma ginasta de alto nível. Já provou que é boa, ganhou várias medalhas?.

No solo, terá uma final duríssima com três brasileiras: Daiane, Daniele Hypólito e Laís Souza. ?Vou tentar fazer o meu melhor.? Vontade é o que não lhe falta. Ontem treinou à exaustão.

Voltar ao topo