Dado não terá força máxima contra o ASA

Ainda não será desta vez que o técnico Dado Cavalcanti terá um leque maior de opções. Com alguns jogadores em fase final de recuperação – Roniery, Anderson e Lúcio Flávio – o treinador não terá como escalar força máxima no jogo de sábado, às 21h, em Arapiraca. O Paraná Clube encara o ASA precisando da reabilitação para ‘voltar aos trilhos’ e melhorar seu desempenho contra equipes da parte de baixo da tabela. No G4 há 13 rodadas, o Tricolor sabe que somente recuperando o futebol do 1.º turno terá caminho aberto para o acesso.

Na prática, o returno se apresenta exatamente como previa Dado Cavalcanti. No início do mês ele já avisava sobre as ciladas dessa segunda metade da competição, onde muitos clubes ‘jogam as vidas’ para escapar da degola. Um perfil que talvez justifique os tropeços diante de São Caetano e Oeste, por exemplo, equipes sem maiores ambições senão a permanência na Série B. As recentes derrotas da Chapecoense para ABC e Paysandu confirmam a tese do treinador paranista. Intramuros, porém, Dado cobra um melhor desempenho do seu time.

‘Sabemos que caímos de rendimento. Estamos levando gols por erros que antes não cometíamos’, destacou o volante Ricardo Conceição, que diante das ausências de Lúcio Flávio e Anderson assumiu a braçadeira de capitão. ‘O Dado cobra, e muito, uma reação imediata. Precisamos recuperar o poder de concentração que nos fez conquistar uma boa sequência invicta’, lembrou. O Tricolor ficou nove rodadas sem derrota e só foi vencido três vezes ao longo de todo o primeiro turno. Mesmo número de tropeços no returno, só que em apenas cinco rodadas.

Com a semana ‘cheia’ para treinamentos, havia a expectativa pelo retorno de alguns titulares. Porém, Lúcio Flávio, Anderson e Roniery – já liberados do departamento médico – ganharam mais alguns dias para uma total recuperação física e só devem ser utilizados na terça-feira, quando o Paraná recebe o América Mineiro. Há uma cautela justificada para não se queimar etapas, já que o clube disputará sete jogos em apenas 22 dias. Sem Roniery, Moacir volta de suspensão na lateral-direita. Alex Alves na zaga e Fernando Gabriel no meio-de-campo seguem como substitutos de Anderson e Lúcio Flávio, respectivamente.