Curitiba impressiona os inspetores da Fifa

A decisão está nas mãos da Fifa, mas já é possível arriscar: Curitiba será uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. A visita dos inspetores da entidade que comanda o futebol mundial só reforçou a impressão. Afinal, tudo correu bem e a cidade pôde mostrar porque é considerada uma das mais bem estruturadas do país.

Até o clima curitibano, que mesmo no verão pode atacar com frio e chuva, colaborou. Quando Thierry Weil, Dick Wiles e Fúlvio Danilas – os homens enviados para inspecionar as capitais brasileiras – embarcaram para um voo de helicóptero, o sol brilhava forte, sem sinal de nuvens ameaçadoras.

Do alto, os representantes da Fifa puderam ver os pontos que interessam à organização da Copa: eixos de transporte como a Linha Verde; locais de treinamento, como Couto Pereira, Vila Capanema e CT do Caju; o Parque Tecnológico da Cidade Industrial, parques e pontos turísticos.

A data escolhida para visita também ajudou. Numa manhã de domingo, tudo estava calmo, as principais avenidas tinham pouco movimento e o trânsito fluía tranquilamente. Técnicos da prefeitura acompanharam os inspetores, explicando os projetos para adequar a cidade às exigências da Fifa.

Mas o ponto alto da turnê aconteceu na volta ao solo, quando o helicóptero pousou no centro do gramado da Arena da Baixada. Já acostumados com o padrão dos estádios brasileiros, geralmente velhos e ultrapassados, os homens da Fifa ficaram surpresos com a praça indicada por Curitiba.

É verdade que eles chegaram quietos e saíram calados, mas quem presenciou a cena pôde perceber os olhares e expressões. “Eles fizeram muitas perguntas sobre as obras de conclusão. Não comentaram, mas se viu pelo semblante que ficaram impressionados”, diz Mauro Holzmann, diretor do Atlético que os guiou durante a vista.

5 estrelas

Após o passeio, os representantes da Fifa foram para uma reunião com autoridades municipais, estaduais e responsáveis pelo projeto da Arena, no Hotel Bourbon.

Os inspetores não falaram após a reunião. Mas o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, reforçou o otimismo em relação à candidatura curitibana.

“Tenho certeza que eles levaram uma ótima impressão de tudo o que viram e colocarão isso em seus relatórios. Curitiba tem toda uma estrutura futebolística que justifica uma grande participação na Copa do Mundo”, afirmou.

Voltar ao topo