Belo Horizonte – Nos últimos dias, o iluminado ano de 2003 voltou a ser lembrado na Toca da Raposa. Naquela temporada, sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, o Cruzeiro conquistou o Campeonato Brasileiro e levantou também as taças do Mineiro e da Copa do Brasil. A recente conquista do título estadual animou o renovado grupo celeste às vésperas do início do Brasileirão 2006. Dirigido pelo ex-auxiliar de Luxemburgo, Paulo César Gusmão, o time mineiro reclama a sua inclusão na relação dos candidatos ao título nacional deste ano. ?Quando se faz lista de favoritismo, o nome do Cruzeiro deve sempre aparecer?, enfatiza o treinador.
PC Gusmão, contudo, ainda aguarda reforços para a disputa da competição. A maior aposta é em relação ao meia Felipe – que poderá suprir a carência do time, desde a saída de Alex, de um armador que execute a ligação do meio-de-campo com o ataque. Os dirigentes cruzeirenses já acertaram com os empresários do atleta, de 28 anos, sua apresentação para o início de junho. O contrato de Felipe com o Al-Saad, do Catar, termina em 31 de maio. Outro que pode ser repatriado pelo Cruzeiro é o lateral-direito Gabriel, atualmente no Málaga, da Espanha.
?Precisamos de reforços, de gente mais experiente?, disse o técnico, que considera o atual grupo ?muito bom?, mas ainda jovem. Os atacantes Gil, Élber e Araújo foram as principais contratações feitas no início da temporada. Chegaram com a missão de substituir Fred, negociado com o futebol francês. Araújo se lesionou seriamente e só deverá retornar aos campos no final do ano. Os outros dois, embora ainda longe da condição de ídolos da torcida, corresponderam e formam a atual dupla de ataque titular. Único representante de Minas na elite do futebol brasileiro – o Atlético Mineiro foi rebaixado no ano passado para a Série B -, o Cruzeiro tem como ambição pelo menos terminar o Brasileirão entre os quatro primeiros colocados e assim garantir vaga na Libertadores de 2007. Nos dois últimos anos, o time mineiro ficou de fora da zona de classificação para a competição sul-americana.