Estamos todos na campanha #EmCasaSimSozinhoNunca. Quem tem condições de praticar o isolamento, essa espécie de quarentena na fase crítica de contágio do novo coronavírus deve fazer – em nome dos idosos e de todos que são das faixas de risco, aqueles que precisam de mais cuidado nesse momento. E também em nome daqueles que vão ter que seguir no trecho e vão também ser ajudados com o menor número de aglomerações.

+ Confira o podcast De Letra sobre o ‘efeito coronavírus’!

E temos que cuidar da nossa saúde mental também. Por mais que essa seja uma necessidade pro momento, vamos fazer disso uma experiência agradável, na medida do possível.

Por isso é importante se informar, mas também se distrair. Aí resolvi postar aqui alguns jogos antigos dos nossos times. A premissa básica é que o jogo seja na íntegra, e sempre tentando não ir nos ‘lógicos’ – aqueles que quase todo mundo viu ao vivo e depois repetiu trocentas vezes no YouTube. Vamos começar a “sessão quarentena” com quatro partidas:

Athletico x Flamengo – 1989

Pra recordar o Pinheirão raiz, com aquele gramado bonito, o Athletico com o uniforme recém-mudado, Marolla no gol, Telê Santana no banco do Flamengo… Esse jogo eu não tinha visto ainda. Transmissão da Globo, com narração de Oliveira Andrade e reportagens de Gil Rocha.

+ Em meio à pandemia do coronavírus, acontece uma briga pelo poder no futebol brasileiro

Grêmio x Coritiba – 1980

Às vezes não é preciso vencer para seguir em frente. Em vantagem no quadrangular decisivo do Campeonato Brasileiro de 1980, o Coritiba enfrentou o Grêmio no Olímpico podendo até perder, caso desse certo uma combinação de resultados, para se classificar para a semifinal. Transmissão da RBS, narração de Celestino Valenzuela.

Paraná x Palmeiras – 2013

Foi uma boa campanha do Paraná Clube na Série B de 2013 – no final do campeonato, faltou fôlego financeiro para segurar as pontas. E encarou de frente o Palmeiras neste jogo na Vila Capanema. Transmissão da Band, narração de Nivaldo Prieto, comentários de Denílson, reportagens de Nivaldo de Cillo e André Galvão.

+ Opinião: Há quem queira monopolizar a verdade

Londrina x Grêmio Maringá – 1991

Clássico do Café sempre vale a pena. Este é válido pela Série B de 1991, tempos em que Tubarão e Galo estavam firmes na busca por uma vaga na elite do futebol brasileiro. Um jovem Élber estava em campo pelo LEC. Transmissão da Rede OM, narração de Antônio Paulo Pucca.

+ Confira todos os posts do blog AQUI!