Botafogo x Paraná na história: quando o Tricolor meteu três no Maracanã

Olha o Marquinhos, garoto de tudo e no estilo curumim, quando chegou ao Paraná. Foto: Lucimar do Carmo/Arquivo

O Paraná Clube faz nesta terça-feira (10) seu ‘jogo do ano’, diante do Botafogo, às 19h15, no estádio Nílton Santos, pela ida da terceira fase da Copa do Brasil. O Tricolor demorou a vencer o time carioca, mas quando fez isso valeu muito a pena. A segunda vitória paranista na história dos confrontos com o Fogão foi num jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil de 2002. Só não foi no Engenhão porque este não existia ainda, por isso o jogo foi no Maracanã. E é a partida ideal para lembrarmos neste momento.

+ Veja o Termômetro do Paraná Clube!

Depois de eliminar Bragantino e Guarani, o Paraná foi para o primeiro jogo no Rio de Janeiro em 28 de março de 2002. Do lado do Botafogo, treinado por Abel Braga, estavam Felipe Conceição (hoje técnico do Red Bull) e Dodô, que quando garoto vestiu a camisa tricolor. No time de Paulo Bonamigo, com os desfalques de Goiano, Hélcio e Fabinho, a seguinte escalação: Neneca; André Dias, Xandão e Ageu; Marcelo, Marcelo Santos, Emerson, Maurílio e Hílton; Alexandre Oliveira e Márcio.

Show do Paraná

A matéria de O Globo sobre a vitória do Paraná Clube. Foto: Reprodução/O Globo

Os donos da casa, que tiveram o apoio de menos de cinco mil pessoas, pressionaram no primeiro tempo. Ameaçaram até abrir o placar aos 26 minutos, com gol de Almir – um chute da entrada da área, no cantinho de Neneca. Foi aí que Bonamigo mudou a história do jogo, colocando Marquinhos em campo no lugar de Emerson. E o meia empatou aos 7 do segundo tempo, cobrando falta com perfeição.

+ Confira o podcast De Letra especial do Dia Internacional da Mulher!

A virada veio quando o Paraná Clube tinha um jogador a menos, por conta da expulsão de Marcelo Santos. Outro gol de Marquinhos, recebendo lançamento longo de Maurílio. E pra fechar a parada, Alexandre Oliveira – que você talvez não lembre que está no grupo de jogadores que vestiu a camisa dos três times de Curitiba – marcou o terceiro. O 3×1 no Maracanã foi complementado com um 1×1 na Vila Capanema, levando o Tricolor para as quartas de final da Copa do Brasil.

Fica a dica pro Tricolor!

Bônus

Vamos aos times que formaram o Paraná Clube. Em 19 de fevereiro de 1983, um sábado à noite, o Colorado aplicou 3×0 no Botafogo na Vila Capanema, pela Taça de Ouro. Freitas, Aladim e André comandaram o Boca Negra em uma vitória categórica, festejada por mais de 10 mil torcedores. E o único confronto da história do Pinheiros com o Fogão foi em 4 de fevereiro de 1981, também pela Taça de Ouro. Deu empate em 2×2 no Couto Pereira, numa noite de rodada dupla – o jogo de fundo foi Colorado 0x0 Internacional.

Festa no gol de André em Colorado 3×0 Botafogo. A foto do José Eugênio ficou bem no meio das páginas da edição 666 (eita!) de Placar. Foto: Reprodução/Google

+ Confira todos os posts do blog AQUI!