Guerra

Crise! Atlético e Coritiba a um passo de picarem a mula da Primeira Liga

Sallim e Bacellar assinaram o pedido de reunião extraordinária pra discutir a divisão das cotas de TV. Fotos: Arquivo

Os dois maiores clubes do futebol paranaense, Atlético e Coritiba, se por um lado travam grande rivalidade dentro de campo, fora dele uniram forças para pedir uma divisão mais justa das verbas de televisão da Primeira Liga de 2017. Os presidentes Rogério Portugal Bacellar, do Coxa, e Luiz Sallim Emed, do Furacão, assinaram uma nota conjunta destinada ao presidente da competição, Gilvan de Pinho Tavares, pedindo, também, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para a discussão do tema. A dupla Atleitba, inclusive, pode deixar de participar da competição caso não tenha sua reivindicação atendida.

No dia 20 de outubro, quando a Rede Globo ofereceu a quantia para ter os direitos de transmissão da Primeira Liga, foi discutido o rateio das cotas de televisão, mas o Atlético não concordou. Logo depois, o Coritiba se juntou ao Furacão pedindo uma nova forma de distribuição dos direitos de transmissão do torneio.

Depois disso, no dia 28, representantes da dupla Atletiba encaminharam a Tavares um pedido de realização de assembleia geral extraordinária, mas, depois de não obterem nenhuma resposta, decidiram enviar essa manifestação endereçada ao presidente da Primeira Liga e que foi divulgada no blog do jornalista Juca Kfouri, do UOL. Ainda segundo este manifesto, os dois clubes sugerem qual deve ser a forma de rateio das verbas de televisão da competição.

Segundo o documento, a sugestão da dupla Atletiba é de que os cerca de R$ 70 milhões oferecidos pela Rede Globo sejam divididos da seguinte forma: 50% para a divisão entre todos os clubes participantes da Primeira Liga, 25% em audiência e outros 25% em premiações da competição. Este é o modelo usado na Premiere League, na Inglaterra. Por enquanto, a proposição para o rateio é 45% entre os clubes, 32,5% de audiência e 22,5% em premiações.

Essa união de forças entre Atlético e Coritiba prova o empenho das duas diretorias na busca do crescimento do futebol paranaense no cenário nacional. Nas últimas semanas, inclusive, apesar das farpas trocadas por causa das mudanças de data e local do clássico realizado no Brasileirão, os presidentes da dupla Atletiba se reuniram seguidamente para costurar um melhor acordo financeiro na distribuição das cotas de televisão das competições que vão disputar em nos próximos anos. Se isso for custar a participação na Primeira Liga que, no ano que vem, deve estar mais estruturada, ficará o desejo de ver o futebol paranaense lutando de forma igualitárias com os grandes centros do Brasil.

Confira a íntegra do documento enviado pelos presidentes de Atlético e Coritiba ao presidente da Primeira Liga:

img_6630

img_6631