Coxa completa hoje 97 anos, mas a comemoração é da torcida

Em crise, o Coritiba completa 97 anos hoje sem festa oficial, mas com confraternização entre torcedores. Amargando a quinta colocação na Segundona e com dificuldades para subir, a diretoria não programou nada para marcar a passagem da data festiva do maior campeão paranaense de todos os tempos, campeão brasileiro de 1985 e celeiro de craques como Alex, Dirceu, Miranda, Rafinha, Adriano e tantos outros.

Nem o tradicional jantar em Santa Felicidade irá sair. Mesmo assim, a torcida vai reunir ídolos para comemorar o aniversário do Alviverde.

Ao contrário dos últimos anos, desta vez os dirigentes não irão reunir jogadores, comissão técnica e torcedores para confraternizar o 12 de outubro em Santa Felicidade. Oficialmente, o clube irá apenas lançar uma camisa comemorativa na partida de amanhã contra o CRB, além de enfrentar hoje a Portuguesa Londrinense com o time B na Copa 100 Anos. A semana, aliás, só não foi pior porque o conselho deliberativo resolveu ?prestigiar? a administração Giovani Gionédis e aprovou uma moção de apoio total aos atuais dirigentes.

Nada que desanime os torcedores coxas. Por isso, o site coxanautas.com reúne personalidades do clube, como Evangelino Costa Neves, Jairo, Toby, Hélio Alves e Dida, entre outros, às 20h30, para manter a tradição por conta própria. ?Não poderíamos deixar passar em branco essa data especial. Não se trata de fechar os olhos para a atual situação do clube, mas sim de tomar atitudes para fazer renascer o verdadeiro espírito guerreiro coxa-branca?, afirma Luiz Carlos Bettenhauser Jr., idealizador do encontro da torcida com antigos ídolos.

Além dos internautas, também estarão presentes Império Alviverde, Mancha Verde, Cornetas do Fosso, Helênicos, Turma do Amendoim, Vô Coxa, ONG Coritiba Eterno, Coxaceiros, Comando Pani e Fórum Coritiba FC. O encontro acontece na Casa Di Frango, no Cabral. O convite custa R$ 10,00 e a lotação é para 200 pessoas. Quem quiser mais informações deve entrar em contato com os organizadores através do endereço eletrônico coxanautas@coxanautas.com.br.

História

Apesar do Coritiba Foot Ball Club ter sido criado em 30 de janeiro de 1910, foi adotado o 12 de outubro de 1909 como data oficial de fundação do Alviverde por ter sido nesse dia a formação do primeiro time, quando os futuros idealizadores do Coxa marcaram um confronto contra o Tiro Pontagrossense e semearam a idéia de também ter seu clube na capital. Dali em diante, o Coritiba se tornou o grande time do Estado do Paraná, tendo conquistado o estadual 32 vezes, o Brasileiro de 1985, o Torneio do Povo em 1973 e a Fita Azul de 1972.

Bona mantém o mistério pra enfrentar o CRB

O técnico Paulo Bonamigo comandou ontem o coletivo apronto para a partida contra o CRB, mas não definiu nada. Continua mantendo o mistério e não confirmou qual a formação mandará a campo para pegar os alagoanos pela Série B. No treino secreto do Couto Pereira, o Alviverde voltou a ser testado no 3-5-2 com Batatais na zaga e no 4-4-2 com Egídio na meiúca. Certos mesmos, somente o lateral-direito Andrezinho e o atacante Alberto.

O confronto está programado para as 20h30 de amanhã, no Alto da Glória.

Sem poder contar com Paulo Miranda, suspenso, Bona poderá usar Batatais na zaga e deixar a defesa com uma linha de três ou substituir o volante por Egídio, da mesma função e que também pode recuar. Outra opção testada pelo treinador é a entrada de Caio, que deixaria a equipe no 4-4-2, mas com uma meia-cancha mais criativa.

A vitória sobre o CRB é fundamental para o Coxa continuar dependendo somente de si para conquistar o acesso para a Série A. Hoje, o elenco faz somente um trabalho recreativo no CT da Graciosa.

Apito

O fluminense Pablo dos Santos Alves comandará Coritiba x CRB. Ele será assistido pelos conterrâneos Wágner de Almeida Santos e Nalcy José da Silva.

Coxa B pega Lusinha no Pinheirão

Coritiba B e Portuguesa Londrinense abrem hoje, às 11h, a 3.ª rodada da Copa 100 Anos. O jogo acontece no Pinheirão, em Curitiba, e terá transmissão ao vivo pela internet, através da FPFTV -www.fpftv.com.br.

O técnico Mauro Madureira, do Coritiba, não terá a dupla de zaga titular para manter a liderança da competição. Tanto Vágner quanto Tiago Alencar estão suspensos e devem ser substituídos por Toni e Ney Santos, que é lateral-direito de ofício. Assim, James fica com a camisa 2 mais uma vez.

Na primeira rodada da competição, o Coxa venceu o Paraná por 1 a 0 e, na segunda empatou com o Cianorte por 2 a 2.

Na Lusinha o treinador Dirceu Mattos também tem problemas para montar a equipe. Com o goleiro Osmar e o lateral-direito Ciel, expulsos na vitória (3 a 0), em cima do Toledo, a opção ficou para a escalação de Danilo e Dênis, respectivamente. Se optar pelo esquema 3-5-2, o técnico da Lusinha pode sacar Diego e colocar o meia Luís Henrique. A intenção da equipe de Londrina é tentar a segunda vitória no torneio e embolar na pontuação entre os primeiros colocados.

Outros quatro jogos acontecem hoje, no período da tarde. Às 15h, em Irati, o Iraty pega o Roma, no Emílio Gomes. Às 15h30, em São José dos Pinhais, o J. Malucelli enfrenta o Paraná B, no Pinhão. Em Londrina, a equipe da casa recebe o Iguaçu, no Café. Às 16h, Toledo pega o Galo Maringá, no 14 de Dezembro.

A partida da Copa dos 100 Anos entre Atlético B e Cianorte foi transferida para o dia 18 de outubro.

Império fará recadastramento de todos os integrantes

Os integrantes da torcida organizada Império Alviverde terão que passar por recadastramento em novembro para atender um pedido do Ministério Público do Paraná. Ontem, o órgão governamental se reuniu com a uniformizada para discutir a violência no futebol e buscar soluções para evitar confrontos, como o da semana passada no Aeroporto Afonso Pena. ?O ocorrido lá foi um fato isolado. Levamos dados de campanhas que nós fazemos e que mostram que diminuíram as brigas?, disse Luís Fernando Corrêa, o Papagaio, presidente da Império.

De acordo com ele, a troca de socos e pontapés no aeroporto não foi pré-determinada. ?Aquilo aconteceu no calor dos fatos. Infelizmente, esse espisódio ganhou grandes proporções?, minimiza. Mesmo assim, Papagaio aceitou a determinação para refazer a ficha de todos os torcedores vinculados à uniformizada. ?O que está sendo feito é um trabalho preventivo. Aqui no Paraná, as coisas estão mais ordeiras e não se vê mais brigas como aconteciam antes nos clássicos. A cada ano, a coisa tende a melhorar?, projeta.

Ainda segundo Papagaio, em janeiro, haverá nova reunião das organizadas, com a Polícia Militar, com clubes e e com a Federação Paranaense de Futebol para que seja discutida uma padronização de tratamento para torcedores em todos os estádios do Estado. A reportagem tentou também um contato com o procurador João Henrique Vilela da Silveira, mas ele não retornou as ligações.

Voltar ao topo