Brasileirão 2011

Últimas rodadas do Brasileio são decisivas para o Trio de Ferro

As últimas rodadas do Campeonato Brasileiro, tanto da Série A quanto da Série B, prometem fortes emoções para os torcedores paranaenses. Faltando apenas duas partidas para a dupla Atletiba e uma no caso do Paraná Clube, o trio luta para alcançar seus objetivos na competição e terminar o ano com a sensação do dever cumprido.

No caso do Coxa, a pressão é bem menor, uma vez que o clube sonha com a Libertadores, e não alcançá-la não seria tão frustrante. Jà Atlético e Paraná, que buscam a fuga do rebaixamento, teriam um final de temporada trágico se a meta não for alcançada.

Diante da matemática, quem tem uma situação de certa forma tranquila é o Tricolor, que, entre os três é o único que depende de si. Basta empatar com o Bragantino no próximo sábado, na Vila Capanema, que a permanência na Série B estará assegurada. Caso venha a perder, precisará de uma vasta combinação de resultados para ter sua queda decretada.

Além de perder para o time de Bragança Paulista, a equipe paranista teria que contar com vitórias de ASA, São Caetano e Icasa, respectivamente sobre Vitória, Portuguesa e Criciúma. Qualquer um destes três que empate ou perca sua partida, automaticamente livrará o Paraná do rebaixamento, devido aos critérios de desempate (número de vitórias e saldo de gols).

Já o Furacão, mesmo estando a um ponto de sair da zona da degola, tem uma missão indigesta, uma vez que Cruzeiro e Ceará, seus concorrentes diretos, se enfrentam no domingo. A conta é simples: precisa vencer o América-MG e o Coritiba e torcer para que o duelo em Fortaleza termine empatado ou que o vencedor não ganhe o último um jogo.

Caso o Rubro-negro tropece em algum dos confrontos, e some apenas quatro ou três pontos, aí sim um empate entre o Vovô e a Raposa seria necessário, além de o Cruzeiro ter que perder para o Atlético-MG e o Ceará não poder vencer o Bahia na última rodada. Se perder para o Coelho, qualquer vencedor no Presidente Vargas já rebaixa o Atlético. Dois empates também decretam a degola rubro-negra.

A combinação mais complicada é a do Coritiba, uma vez que briga com outros cinco times pelas duas vagas que restam na Libertadores 2012. O Alviverde não pensa em outro resultado que não seja a vitória diante do Avaí e do Atlético. Ainda assim, precisa torcer para que Internacional x Flamengo não termine empatado no próximo domingo, e que o vencedor perca na última rodada ou que ambos empatem seus dois próximos compromissos. Mesma situação em relação ao Figueirense, que precisaria perder uma das partidas ou empatar as duas. No caso de São Paulo e Botafogo, dois empates ou uma derrota de cada um já seria o suficiente para facilitar o caminho alviverde (confira quadro).