Suando a camisa

Pré-temporada pesada vai fazendo jogadores do Coxa entrarem em forma

Werley reclamou do forte calor em Foz do Iguaçu, mas elogiou a pré-temporada do Coritiba. Foto: Divulgação/Coritiba

Se há um adjetivo que define a primeira semana de treinamentos do Coritiba em Foz do Iguaçu é “intensa”. Sob o sol escaldante do oeste do estado, que só deu uma breve trégua na quarta-feira, o preparador físico Robson Gomes exigiu bastante dos atletas no início de temporada. Apesar do calor, no entanto, os jogadores reconhecem a importância das atividades preliminares.

“Parece que tem um sol pra cada um aqui. Está muito quente, mas os trabalhos de fundamentos são importantes. Nós temos que fazer uma boa base porque será um ano de muitos jogos. Neste momento é importante sofrer um pouco”, afirmou o zagueiro Werley, uma das contratações do Coxa para a temporada.

Para o volante Jonas, que também se juntou ao elenco neste início de ano, é o curso natural da preparação. “Estamos sofrendo um pouco na parte física, pra voar em campo. A pré-temporada forte aprimora algumas habilidades, físicas e técnicas”, destacou.

Apesar de reconhecerem a necessidade do trabalho, as novas caras não escondem a ansiedade para o começo dos trabalhos efetivos com bola, quando o time titular começará a ser desenhado. “A pré-temporada é fundamental para começar a conquistar um espaço no time”, disse Jonas.

Mas não são apenas os reforços que estão motivados com o início dos treinamentos coletivos. Atletas revelados na base, que foram convocados para a pré-temporada pelo técnico Paulo César Carpegiani, também querem logo jogar, como é o caso do meia Yan Sasse, que terminou a temporada no time titular. “Chegou bastante gente para somar, mas creio que o Coritiba vai jogar com um time misto”, disse, referindo-se à mescla entre jogadores experientes e pratas-da-casa.

O colega de posição, o volante Fabrício, ficou animado com a convocação do treinador para fazer parte do grupo que faz a pré-temporada em Foz. “É importante ser lembrado para começar a ser visto. Sou batalhador, correto, sério e tenho como principal característica marcação forte”, se descreveu. Emprestado ao Macaé no ano passado, ele espera ter espaço no time.

Já o meia Thiago Lopes mira nos amistosos da próxima semana como oportunidade de mostrar o seu valor ao técnico. O clube agendou duas movimentações, contra Foz e 3 de Febrero, para o dia 18 e o treinador revelou que pretende montar dois times distintos para observar todos os atletas em ação. “Os amistosos serão muito importantes. Mas a concorrência é grande. Estou me sentindo bem traçando os objetivos em sintonia com o clube e sempre buscando espaço”, concluiu.