Foi pra cima

Ofensivo, Coritiba muda postura pra superar ferrolho do Cianorte e passar pra final

Kléber e Henrique Almeida. Dupla de artilheiros do Coritiba foi fundamental contra o Cianorte. Foto: Hugo Harada

O Campeonato Paranaense de 2017 será decidido novamente em um clássico Atletiba. O Coritiba fez mais uma vez muito bem seu dever de casa, não deu chances ao Cianorte, venceu por 3×1, na noite de domingo (23), no Couto Pereira, reverteu a vantagem do Leão do Vale e garantiu a vaga na decisão do Estadual. O primeiro duelo da final acontece no próximo domingo (30), na Arena da Baixada.

No duelo de 180 minutos valendo a vaga para a final, o Coxa entrou em campo em desvantagem. Precisando de dois gols, fazer um gol logo no começo do jogo era tudo que o Alviverde queria e precisava. Com uma escalação bem ofensiva, voltando a atuar com três atacantes, e com setor ofensivo funcionando bem, o Verdão aliviou a pressão rapidamente. Aos 9 minutos, Henrique Almeida recebeu passe preciso de Rodrigo Ramos e bateu na saída do goleiro para abrir o placar.

O Cianorte, que veio apenas para se defender, seguiu postado atrás. O Coritiba, então, tinha no meia Anderson, que foi o destaque do jogo atuando como segundo volante, sua principal peça no setor de criação. Assim, o time coxa-branca seguiu jogando no campo do adversário em busca do segundo gol.

O Leão do Vale, apesar de ter equilibrado um pouco a partida, não tinha forças para tentar o empate. Melhor, então, para o Coritiba, que ampliou aos 37. Kléber, artilheiro do Estadual, aproveitou a saída errada do adversário, encheu o pé e fez o segundo. O jogo ficou a caráter para o Coxa. Mas o time de Pachequinho não contava com um gol do adversário já nos acréscimos do primeiro tempo. Wilson, em lance duvidoso, cometeu pênalti em Vinicius. O camisa 9 do Cianorte cobrou bem e diminuiu.

Com o gol, o time interior voltou retrancado, esperando uma única bola para empatar, ou então decidir a vaga nos pênaltis. E foi um verdadeiro ferrolho, difiultando para o Coritiba encontrar espaços.

Aí o Coxa recorreu à entrada do volante Matheus Galdezani e ganhou de vez o meio de campo, uma vez que Anderson passou a atuar mais avançado. O camisa 20, que não atuava desde o clássico Atletiba da primeira fase, foi decisivo para a classificação alviverde. Foi dos seus pés que partiu o lançamento para Iago, dentro da área, acertou o ângulo de João Gabriel e marcar o terceiro gol do Verdão.

O Leão do Vale precisou se expor para buscar o segundo gol. O Coritiba, porém, sobretudo depois da entrada do volante Edinho, não conseguia os contra-ataques. O Cianorte poderia ter mudado o rumo da semifinal nos minutos finais de jogo. A zaga coxa-branca parou e Valdo, na cara do gol, mandou para fora a última chance da partida. Alívio e comemoração do Verdão, que vai decidir o título do Paranaense contra o maior rival.