Mais trabalho

Número mágico pra escapar da degola deve subir

Coritiba terá que se manter com bom aproveitamento no Couto para alcançar a pontuação necessária. Foto: Antonio More

A briga contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro deste ano promete ser acirrada até o final. Por conta do equilíbrio da competição – a diferença do 12º para o 17º colocado, que abre a zona da degola, é de apenas quatro pontos. Mas, mais do que isso, tirando o América-MG, que tem apenas 14 pontos, todos os outros ‘candidatos’ estão fazendo campanhas parecidas, o que deve aumentar o famoso ‘número mágico’ para seguir na elite em 2017.

Normalmente, a linha de corte é considerada os 45 pontos, apesar que desde que o Brasileirão é disputado com 20 clubes, somente uma vez um clube que chegou aos 45 acabou rebaixado: o Coritiba, em 2009. Em 2013, o Fluminense teria caído com 46, se a Portuguesa não tivesse perdido os quatro pontos no caso Heverton. Em outros anos, teve time que escapou até com 40 pontos. Em 2006, a Ponte Preta foi a 17ª com 39 pontos, assim como o Vitória em 2014.

Se o aproveitamento atual for mantido até a 38ª rodada, o número necessário para se manter na Série A seriam 43 pontos. Ou seja, no caso do Coxa, ainda seria preciso somar mais 14 pontos em 14 jogos. Porém, vale lembrar que na reta final do Brasileirão as equipes lá de baixo sempre conseguem um aproveitamento melhor.

Como até aqui este aproveitamento já é mais alto a esta altura do campeonato, a tendência é que o número seja maior, novamente sendo trabalhado com 45 pontos ou mais. Alguns matemáticos já consideram 47 o novo número ideal para escapar da degola. Nesta situação o Alviverde precisaria somar 18 pontos em 14 jogos. Ou seja, mais seis vitórias para terminar o ano mais tranquilo.