De virada!

Histórico! Coxa vence Belgrano nos pênaltis e avança na Sul-Americana

Iago comemora. Atacante marcou o primeiro gol da vitória do Coritiba na Argentina. Foto: Divulgação/Coritiba

Com uma dose extra de emoção, e vendo Wilson se tornar herói, o Coritiba está classificado para as quartas de final da Copa Sul-Americana. Ontem à noite, no Estádio Mário Kempes, em Córdoba, na Argentina, o Coxa devolveu a derrota sofrida na semana passada, venceu o Belgrano por 2×1 no tempo normal, fez 4×3 nas penalidades e, pela primeira vez na história, ganhoum jogo internacional fora de casa e avançou para a próxima etapa da competição internacional. O Verdão terá pela frente agora nada menos que Atlético Nacional, da Colômbia, atual campeão da Libertadores da América.

Como já era esperado e com o estádio lotado, com mais de 50 mil pessoas, o Belgrano iniciou a partida pressionando. No primeiro minuto de partida, Wilson fez grande defesa na tentativa de Luján. O time argentino voltou a assustar aos 14. Depois do cruzamento da direita, Suárez mandou de bicicleta e quase marcou um golaço.

Apesar de ter equilibrado a partida, o Coritiba acabou tomando o gol aos 29 minutos e complicou ainda mais a sua situação. Depois da cobrança de escanteio, a defesa alviverde parou e Bieler, de bicicleta, mandou para a rede e abriu o placar. O Verdão, porém, continuou atuando de forma consistente, não se abateu com o gol tomado e quase empatou em duas tentativas com Alan Santos, mas a trave e o defensor argentino evitaram o gol alviverde.

Em vantagem, o time argentino passou a priorizar o setor defensivo e atraiu o Coritiba para o seu campo. O Alviverde, então, conseguiu o empate ainda no primeiro tempo. Aos 43, depois da jogada iniciada por Leandro, Benítez cruzou na medida para Iago cabecear para a rede e recolocar o Verdão na luta pela classificação.

O gol no final do primeiro tempo calou a torcida do Belgrano. Em campo, a equipe argentina tentou pressionar o Coritiba no início da segunda etapa e quase marcou aos 7 minutos. Suárez aproveitou o erro da saída de bola do time coxa-branca, ficou na cara do gol, mas Wilson fez grande defesa. Na sequência, o camisa 10 do time argentino tentou duas vezes, mas bateu por cima do gol.

O Coritiba melhorou depois da entrada de Carlinhos no lugar de Vinicius. O Coxa, cada vez mais perto da virada, conseguiu o segundo gol aos 19 minutos. Depois da cobrança de escanteio de Juan, o zagueiro Nery Bareiro subiu livre e cabeceou sem chances para Olave.

A partir daí, a pressão passou para o lado da equipe argentina, que errava bastante, principalmente na sua defesa. Aos 24, Carlinhos recuperou a bola de Romero, mas, na cara do gol, o lateral alviverde bateu em cima do goleiro Olave.

A vitória alviverde levou a decisão para as penalidades e aí brilhou Wilson. O Coxa começou mal, com Leandro desperdiçando a primeira cobrança. Depois, Bernardo, Juan, Gonzalez e Wilson marcaram para a equipe alviverde. Mas o goleiro do Verdão, além de marcar a quinta cobrança, defendeu as cobranças de Luna e Alvaro Suárez e garantiu a classificação histórica do Coritiba para as quartas de final da Sul-Americana.

FICHA TÉCNICA

COPA SUL-AMERICANA
Oitavas de final – Jogo de Volta

Belgrano 1 (3)x(4) 2 Coritiba

Belgrano
Olave; Luna, Romero, Lema e Rojas; Lértora, Farre (Bolatti), Luján (Barbieri), Velázquez (Álvaro Suárez) e Matías Suárez; Claudio Bieler.
Técnico: Esteban González

Coritiba
Wilson; Benitez, Nery Bareiro, Juninho e Juan; João Paulo, Alan Santos e Vinicius (Carlinhos); Iago (César Gonzalez), Leandro e Kazim (Bernardo).
Técnico: Paulo César Carpegiani

Local: Estádio Mário Kempes, (Córdoba-ARG)
Árbitro: Julio Bascuñán (CHI)
Assistentes: Christian Schiemann (CHI) e Raul Orellana (CHI)
Gols: Bieler, 29, e Iago, 43 do 1º; Nery Bareiro, 19 do 2º
Cartões amarelos: Farre (BEL); João Paulo (COR)
Público e renda: Não divulgados

coritiba