Entre os primeiros

Empate com Botafogo mostra força e mantém invencibilidade do Coritiba

Jonas, um dos melhores em campo, marca Rodrigo Pimpão. Foto: Rafael Ribeiro/Estadão Conteúdo

O Coritiba provou mais uma vez que não a toa está brigando, neste início de Campeonato Brasileiro, na parte de cima da classificação. Na manhã de domingo (11), no Engenhão, o Verdão bateu de frente com o Botafogo, empatou em 2×2, chegou aos 13 pontos e chegou ao seu quarto jogo de invencibilidade na competição nacional. O time coxa-branca tem a chance de manter-se brigando em cima na tabela na sequência dos dois jogos que tem em casa para fazer contra Bahia, na quinta-feira (15), e diante do Corinthians, no domingo (18).

Confira como foi o jogo no Lance a Lance da Tribuna!

Um dos diferenciais do Coritiba neste Brasileirão é a manutenção na forma de atuar tanto dentro, quanto fora de casa. Foi isso que aconteceu contra o Botafogo. O time alviverde, marcando o adversário no ataque, quase marcou nos primeiros minutos com Kléber, depois da jogada de William Matheus e Rildo. O primeiro gol não demorou a sair. Jonas roubou a bola e serviu Rildo. O camisa 11, dentro da área, foi derrubado por Joel Carli. O Gladiador cobrou a penalidade com perfeição, abriu o placar e marcou seu primeiro gol na competição nacional.

O Coxa seguiu dominando o jogo e se não fosse o goleiro Gatito Fernández, no chute do lateral Dodô, de fora da área, o segundo poderia ter saído. O Botafogo, então, acordou no jogo, ajustou sua marcação no meio de campo e passou a atuar mais no campo do Coritiba. O time coxa-branca, então, passou a ter algumas dificuldades na saída de bola e falhou na defesa, ponto forte do Verdão até então. Aos 22, depois do cruzamento de Gilson e do desvio de João Paulo, Roger, livre, empatou a partida.

O jogo seguiu aberto. O Coritiba, apesar de considerar satisfatório o ponto conquistado, não recuou e seguiu pressionando. Tiago Real, após jogada de Henrique Almeida, quase marcou. O Botafogo, então, no final do primeiro tempo, pressionou o Verdão. Roger criou duas boas chances, mas o goleiro Wilson evitou o pior e garantiu a igualdade parcial.

O roteiro do começo do segundo tempo parecia ser a repetição do início da etapa inicial. Depois da boa jogada pela esquerda, Rildo foi derrubado mais uma vez na área por Joel Carli. Penalidade indiscutível e que o atacante Henrique Almeida bateu com perfeição e recolocou o Coritiba em vantagem. Mas o Botafogo era forte ofensivamente e foi com tudo para cima do Verdão. A igualdade, então, veio em outra falha da defesa do Coxa aos 20 minutos. Depois do cruzamento de João Paulo, Werley se atrapalhou e o zagueiro Joel Carli, na área, bateu sem chances para Wilson.

Confira a classificação do Campeonato Brasileiro!

O Coritiba, mais maduro neste começo de Brasileirão, não se abateu. No lance seguinte, Henrique Almeida bateu no canto e Gatito Fernández fez defesa. O Botafogo respondeu na mesma moeda. Primeiro Roger, depois do cruzamento de Bruno Silva, perdeu grande chance. Depois, Montillo, na cara do gol, bateu no canto e o goleiro Wilson fez grande defesa.

O time carioca, com a parada técnica e com as saídas de Roger e Bruno Silva, caiu de produção. O Coritiba, então, retomou o domínio da partida, mas não conseguia chegar com perigo ao gol de Gatito Fernández. O técnico Pachequinho, então, reforçou a marcação com a entrada do volante Edinho. O Botafogo ainda chegou com perigo com João Paulo, mas Wilson, nome do jogo, fez outra grande defesa e garantiu o precioso ponto conquistado no Rio de Janeiro.