Ponto na bagagem

Em jogo eletrizante, Coritiba fica no empate com o Cruzeiro

Juan fez um golaço de falta virou para o Coritiba, mas Rafinha, na lei do ex, abriu o placar pro Cruzeiro no empate em 2x2. Foto: Daniel Teobaldo/Estadão Conteúdo

O Coritiba segue fora da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Na tarde deste domingo (14), o time coxa-branca, com boa atuação do seu sistema defensivo, empatou com o Cruzeiro em 2×2, na Arena Independência, chegou aos 22 pontos e permaneceu na 15ª colocação na classificação. O Verdão, que saiu atrás no placar, chegou a virar o marcador e se segurou como pode diante da pressão da Raposa. Agora, terá pela frente, domingo que vem, no Couto Pereira, o Santos, que está brigando pela liderança.

Confira como foi o jogo no Tempo Real da Tribuna!

Sonolento no início do jogo, o Coritiba não conseguiu segurar o ímpeto do Cruzeiro que, aos 2 minutos, abriu o placar. Na lei do ex, Arrascaeta fez boa jogada pela esquerda e cruzou na medida para Rafinha, livre na pequena área, cabecear para o fundo das redes. O Coxa, que veio disposto a fazer um jogo seguro na defesa, teve que se abrir e passou a criar perigo ao gol de Fábio. O empate, então, veio aos 14. Depois da cobrança de escanteio, Amaral desviou no primeiro pau e Kazim completou para o gol. No lance, o avante alviverde se machucou e deu lugar para o meia-atacante Vinicius.

O empate mostrou o equilíbrio da partida. O Coxa, menos pressionado e jogando com mais tranquilidade, conseguiu a virada aos 27. Em cobrança de falta perfeita, Juan acertou o ângulo de Fábio e colocou o Verdão em vantagem. A partir daí, o desespero tomou conta da Raposa que, apesar de ter mais volume de jogo, não conseguia furar a defesa alviverde.

Na melhor chance do Cruzeiro ainda no primeiro tempo, aos 35, Rafael Sóbis chutou de longe, a bola desviou no meio do caminho e saiu por pouco. Seguro na defesa e jogando com mais tranquilidade, o Coxa tinha os espaços para contra-atacar e por pouco não ampliou a vantagem ainda na etapa inicial. Aos 39, Dodô arrancou da defesa, bateu cruzado e quase fez o terceiro.

A exemplo da etapa inicial, o Cruzeiro iniciou o segundo tempo com tudo e conseguiu o empate aos 4 minutos. Depois da cobrança de lateral, Ezequiel cruzou e, depois da defesa de Wilson no chute de Rafael Sóbis, Ábila marcou no rebote. Empolgado, o time celeste continuou marcando o Coritiba sob pressão e quase virou aos 7 minutos, mas o chute de Rafael Sóbis, da entrada da área, saiu por pouco.

Depois, o Coritiba reequilibrou a partida, mas não tinha a mesma força ofensiva do primeiro tempo, principalmente depois da saída de Neto Berola para a entrada de Guilherme Parede. A Raposa, com mais volume de jogo, não conseguia achar espaços.

Enquanto o Coxa parecia estar satisfeito com o empate, o Cruzeiro, nos minutos finais, foi com tudo em busca da vitória. Aos 37, depois do cruzamento de Ezequiel, Willian cabeceou no canto e quase marcou. Um minuto depois, Rafael Sóbis fez a jogada, Willian cruzou e Ábila, depois de girar na área, chutou no canto de Wilson, que fez grande defesa. A pressão da Raposa continuou. Marcos Vinicius, aos 42, arriscou de fora da área e o goleiro alviverde garantiu o empate na capital mineira.

FICHA TÉCNICA

SÉRIE A
2º Turno – 20ª Rodada

CRUZEIRO 2X2 CORITIBA

Cruzeiro
Fábio (Lucas França); Ezequiel, Bruno Rodrigo, Manoel e Edimar; Henrique, Robinho, Arrascaeta (Willian) e Rafinha (Marcos Vinicius); Rafael Sobis e Ábila.
Técnico: Mano Menezes

Coritiba
Wilson; Dodô, Luccas Claro, Nery Bareiro e Juninho; Edinho, Amaral, Juan e Raphael Veiga (Fábio Braga); Neto Berola (Guilherme Parede) e
Kazim (Vinicius)
Técnico: Paulo Cesar Carpegiani

Local: Arena Independência (Belo Horizonte-MG)
Árbitro: Jailson Macedo Freitas (BA)
Assistentes: Alessandro Rocha de Matos (BA) e Elicarlos Franco de Oliveira (BA)
Gols: Rafinha, 2, Kazim, 14,  e Juan, 27 do 1º; Ábila, 4 do 2º
Cartões amarelos: Ezequiel, Robinho (CRU); Amaral, Luccas Claro, Edinho (COR)
Público pagante: 13.814
Renda: R$ 290.830,00