Paredão

Defesa vira ponto forte do Coritiba e é a segunda melhor do Brasileirão

Contra o Atlético defesa mais uma vez passou em branco, Foto: Lineu Filho

A vitória por 1×0 no clássico Atletiba, no último sábado (3), no Couto Pereira, comprovou o bom momento do Coritiba, mas também do sistema defensivo alviverde. O técnico Pachequinho conseguiu dar o equilíbrio necessário ao time, que consegue ser intenso na hora de atacar e também se defender com a mesma força. Não à toa, o Coxa tem um dos melhores rendimentos defensivos do Campeonato Brasileiro.

Foram apenas dois gols sofridos até agora. O primeiro, na estreia do Campeonato Brasileiro, quando o Coritiba goleou o Atlético-GO por 4×1, no Couto Pereira. O segundo foi na segunda rodada, no revés sofrido para o Santos por 1×0, na Vila Belmiro. Nos dois últimos jogos, quando venceu o Vitória, em Salvador, e o Atlético, no Couto Pereira, a defesa passou em branco.

Apesar do sistema defensivo estar em alta, a diretoria segue tentando a contratação de pelo menos mais um zagueiro. Recentemente, o Verdão perdeu Juninho para o Palmeiras. Mesmo sem seu principal defensor, o Coxa manteve seu rendimento e, além das boas atuações, o zagueiro Márcio ainda marcou o gol que deu a vitória no clássico Atletiba.

O segredo desse bom momento talvez seja explicado pelo amadurecimento que o Coritiba ganhou sob o comando de Pachequinho. Diante do Atlético, o treinador ressaltou as dificuldades enfrentadas, mas a capacidade do time para conseguir sair das adversidades e vencer a partida.

“No primeiro tempo, sabíamos que o Atlético virava muito a marcação. Tínhamos que propor o lado contrário. Outro detalhe é que nosso passe não entrava pelas linhas do Atlético, o que dificultou nossas ações. No segundo tempo, corrigimos o passe para que a bola chegasse mais inteira, com apoio de William Matheus e Dodô. Dessa forma, saiu a falta que saiu o gol. Já previa dificuldade no jogo. Agora, o importante é o equilíbrio e a maturidade do grupo. Isso mostra o amadurecimento do nosso time”, concluiu ele.

Confira a tabela completa do Brasileirão!

O Coritiba está ao lado de Botafogo e São Paulo, com apenas dois gols sofrido. Mas Chapecoense e Corinthians, líder e vice-líder do Brasileirão, respectivamente, ocupam o posto de melhor defesa da competição nacional. Cada clube tomou apenas um gol. A pior defesa do torneio é do Atlético, com dez gols sofridos em quatro partidas.