Ritmo lento

Coxa busca com calma e reforços ainda não têm o peso que o torcedor quer

Rildo estava no Corinthians e contrato acaba no final do ano. Nome agrada e encaixa no perfil de Carpegiani. Foto: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

Com o mercado do futebol brasileiro aquecido ao final da temporada e com a maioria dos clubes anunciando reforços para o próximo ano, o Coritiba segue como exceção e tem trabalhado de forma mais comedida para reforçar seu elenco para os desafios de 2017. O diretor de futebol do clube, Alex Brasil, segue trabalhando na busca por reforços, mas o clube confirmou, até o momento, apenas o zagueiro Wesley, de 28 anos, que passou por Atlético-MG, Grêmio, Santos e estava no Figueirense, e o volante, Matheus Galdezani, que defendeu o CRB.

No entanto, a falta de nomes de expressão está preocupando o torcedor coxa-branca que, nos últimos anos, tem convivido com constantes ameaças de rebaixamento à Segunda Divisão. Nos bastidores, algumas opções seguem sendo especuladas como possíveis contratações.

O técnico Paulo César Capregiani, ao final do Campeonato Brasileiro, quando o Verdão perdeu por 2×0 para a Ponte Preta utilizando muitos garotos e atletas que pouco tinham atuado durante o ano, garantia que pediu de seis a sete contratações para a próxima temporada. As prioridades do clube são jogadores para as laterais, para o setor de criação e para o ataque.

Dos possíveis reforços especulados até agora, o mais forte e que deve realmente desembarcar no início de janeiro para iniciar a pré-temporada no clube é do atacante Yilmar Filigrana, que atualmente está no Deportes Quindio, da Colômbia. O atleta, inclusive, já deu declarações de que mês que vem chegará em Curitiba e já está estudando sobre a cidade.

Além dele, outro gringo é cotado para vestir a camisa coxa-branca em 2017. O meia Matías Suarez, destaque do Belgrano na Copa Sul-Americana e que, inclusive, atuou contra o Verdão no torneio, pode defender o clube no ano que vem, mas a negociação, neste caso, deve ser mais complicada.

O volante Jonas, que pertence ao Flamengo e que defende atualmente o Dínamo Zagreb, da Croácia, também é pretendido pelo Coxa. O jogador está emprestado ao Dínamo Zagreb, da Croácia até o final do ano e o Alviverde tenta a sua contratação para reforçar seu setor de contenção.

No entanto, outro jogador está muito perto de assinar contrato. O atacante Rildo, do Corinthians, deve assinar antes do final do ano. Renato Cajá, que conseguiu o acesso pelo Bahia, na Série B deste ano, também foi ventilado durante a semana como possível reforço do Verdão. Neste ano, ainda quando Valdir Barbosa era o diretor de futebol do clube, o Coxa sondou o atleta, mas os altos valores dificultaram um possível acerto.