Sem mira

Coritiba vive um trauma na marca do pênalti

Vanderlei salta para pegar a cobrança de Alecsandro. Foi o quarto erro do Coxa na temporada. Foto: Guilherme Dionízio/Estadão Conteúdo

A temporada de 2017 não chegou ainda nem na metade, mas o Coritiba tem se notabilizado por ser um time que erra muitas penalidades. A cobrança desperdiçada pelo atacante Alecsandro na derrota sofrida por 1×0 para o Santos, na Vila Belmiro, no último sábado, foi nada menos que a quarta perdida pelo Verdão até agora neste ano. Antes, Kléber duas vezes e Neto Berola já haviam falhado em cobranças de pênaltis em duelos realizados pelo Campeonato Paranaense e pela Copa do Brasil.

A penalidade desperdiçada pelo atacante Alecsandro poderia ter coroado a grande atuação do Coritiba diante do Peixe. O time coxa-branca voltou a jogar bem, dominou a partida, criou as melhores chances, mas o camisa 85 parou na defesa do goleiro Vanderlei já nos acréscimos da partida na Vila Belmiro. O técnico Pachequinho, no entanto, defendeu o centroavante alviverde e deu os méritos ao ex-goleiro alviverde.

“Sabemos da qualidade e do potencial do Alecsandro. É um jogador experiente, que vivenciou vários momentos e vejo na batida muito mais méritos do Vanderlei do que erro do Alecsandro. O Vanderlei tem uma grande envergadura e fez a defesa. Naquele momento, quem tinha que bater é o Alecsandro, que já passou por momentos assim e está acostumado”, frisou o comandante do time coxa-branca.

Neste ano, a primeira cobrança desperdiçada pelo Coritiba aconteceu na Copa do Brasil. No interior da Bahia, em jogo único pela competição nacional diante do Vitória da Conquista, quando o duelo estava empatado em 0x0, Kléber perdeu a penalidade ainda no primeiro tempo. Na etapa final, o time baiano abriu o placar e se não fosse o gol marcado pelo zagueiro Werley, já na reta final do jogo, o Coxa teria sido eliminado do torneio logo na primeira fase.

Confira a classificação do Campeonato Brasileiro

A segunda penalidade desperdiçada pelo Coritiba no ano também foi do Gladiador. Só que desta vez, em um jogo muito mais importante, em um clássico Atletiba e dentro da Arena da Baixada. Foi a estreia de Pachequinho em 2017 no comando técnico interino do Verdão. O duelo estava empatado em 0x0, Kléber acertou a trave e, minutos depois, o time alternativo atleticano fez com Crysan e abriu o caminho da vitória por 2×0 no duelo realizado pela primeira rodada do Campeonato Paranaense.

Também pelo Campeonato Paranaense, o Coritiba desperdiçou a sua terceira penalidade na temporada. Desta vez, o autor foi o atacante Neto Berola e não fez tanta falta assim. No duelo de ida das quartas de final contra o Cascavel, fora de casa, o Coxa já vencia a partida por 5×0 quando o camisa 9 cobrou a penalidade, mas o goleiro Darci defendeu e evitou uma goleada ainda maior do Verdão no Oeste do Estado.

VÍDEO: Veja os bastidores do título paranaense!

Erros cometidos até agora e que não podem se repetir na sequência do Campeonato Brasileiro. Nos últimos dois anos, o Coritiba quase se complicou na competição nacional por falhas em cobranças de penalidades. Em 2015, contra o Joinville, em Santa Catarina, Kléber perdeu a penalidade e, depois, o Verdão perdeu para o até então lanterna da competição. A história se repetiu no ano passado. No Beira-Rio, diante do Internacional, o duelo estava empatado quando Juan perdeu o pênalti. Minutos depois, o colorado marcou o gol da vitória e quase complicou o time alviverde na luta para não ser rebaixado para a segunda divisão.