Na Bahia

Coritiba tem regulamento na mão, mas quer vitória na Copa do Brasil

Kléber quer usar o regulamento, mas não aceita jogar só pelo empate. Foto: Daniel Castellano

Um pouco mais aliviado depois da vitória no clássico contra o Paraná Clube por 1×0, no último domingo (5), no Couto Pereira, pelo Campeonato Paranaense, o Coritiba vira a chave. E vai buscar a classificação para a segunda fase da Copa do Brasil hoje, às 19h15, diante do Vitória da Conquista, no estádio Lomanto Júnior, interior da Bahia. Com a mudança do regulamento, o Verdão terá apenas esse jogo na casa do adversário para definir sua vaga na próxima etapa da competição nacional e, por ser melhor ranqueado na CBF, jogará por empate para seguir adiante no certame.

Nos últimos anos, o Coritiba não conseguiu fazer boas campanhas na Copa do Brasil, mas acabou tendo a Copa Sul-Americana para disputar. Com a mudança no critério de classificação da Conmebol, o Verdão, mesmo que não avance na competição nacional, não terá o direito de disputar o torneio internacional em 2017. Por isso, todo cuidado é pouco para que o time alviverde consiga a vaga na segunda fase da Copa do Brasil.

“Temos que ter atenção, saber que mudou o regulamento. A gente não pode perder o jogo. Tem que jogar com cautela. Lógico que tentar o resultado, buscar a vitória, mas ser cauteloso para a gente não perder, porque se perder a gente sai”, apontou o atacante Kléber, em entrevista à RPC.

Depois de tropeçar contra Cianorte e Cascavel, fora de casa, nas duas primeiras rodadas do Paranaense, o Coritiba, com mais peças à disposição do técnico Paulo César Carpegiani, conseguiu uma atuação segura diante do Paraná e venceu o clássico por 1×0. É nesta evolução que o Gladiador confia para conseguir a vaga na segunda fase da Copa do Brasil.

“Cada jogo a gente vai entrosando mais, vão vindo jogadores que estavam lesionados ou sem ritmo. A gente vai entrosando a cada jogo e treino. Isso é importante. A gente está evoluindo, contra o Cascavel e depois contra o Paraná. A gente espera continuar nessa crescente”, prosseguiu o centroavante.

Time

Diante do Vitória da Conquista, o técnico Paulo César Carpegiani pode fazer duas mudanças na equipe com relação ao duelo contra o Paraná, no final de semana. No setor de criação, depois da reestreia ruim do meia Tiago Real, Ruy pode retomar a posição entre os titulares. Na frente, o bom retorno do atacante Neto Berola pode fazer o treinador a optar pela escalação do camisa 9. A opção seria a saída de Rildo, que ainda precisa aprimorar a parte física. Se optar por um time mais veloz, pode sobrar até para o atacante Henrique Almeida e, assim, Kléber jogaria mais fixo na área.

Com a vantagem de jogar por dois resultados para se classificar, o meia Ruy acredita que o Coxa não pode perder seu estilo de jogo ofensivo, mas terá que ter cautela em alguns momentos, sobretudo por jogar na casa do adversário. “O Coritiba sempre tem que ter postura ofensiva. Como se trata de um jogo único, tem que ter mais cautela. A gente vai ajudar a equipe e o técnico vai saber usar a melhor formação possível para sair classificado”, finalizou o armador alviverde.