Coritiba quer vaga na Libertadores via Brasileirão

Baixada a poeira pela perda da Copa do Brasil, o Coritiba passa a encarar o Campeonato Brasileiro com ambição. Time mais regular do país, com apenas duas derrotas na temporada, a meta agora é ficar entre os quatro primeiros colocados da classificação e garantir vaga na Copa Libertadores 2012.

Para isso, a aposta é na manutenção do elenco, para sustentar o entrosamento e o bom futebol que conseguiu incríveis 24 vitórias seguidas e foi campeão paranaense, finalista do segundo torneio mais importante do país, além de encantar a torcida e ter fortalecido o quadro de sócios.

Segundo o vice-presidente do clube, Vilson Ribeiro de Andrade, todo o projeto será mantido. “O Coritiba chegou à final da Copa do Brasil e foi muito positiva a nossa participação, mas não muda nada no planejamento. A gente já previu todas as nossas ações na área do futebol”, avisa.

De acordo com o dirigente, somente questões específicas poderão sofrer alguma alteração. “Você tem que se adequar às necessidades”, descartando que essas adequações passem por negociações de jogadores. “Permanecem todos e é um grupo que a gente reforçou com Everton Ribeiro e Everton Costa”, destaca.

Além dos xarás Everton, ainda falta apresentar o volante Gil, que veio da Ponte Preta já iniciou os trabalhos no CT da Graciosa. Além disso, o Coritiba desistiu de ceder Marcos Paulo para o Avaí.

Além disso, o técnico Marcelo Oliveira vai recebendo aos poucos atletas do departamento médico e ganhando mais opções. “Estamos bastante satisfeitos com o elenco que temos. Estávamos sem o Marcos Aurélio e estávamos com o Aquino jogando muito bem. Aí tivemos que substituir o Aquino também e o time tem se comportado muito bem”, avalia o treinador.

Com isso, o pensamento geral é que o Coritiba vai lutar pelos primeiros lugares do Brasileiro. “Esse grupo é tecnicamente muito bom, tem equilíbrio e, principalmente, é muito unido e muito guerreiro. Para jogar um campeonato como esse, isso é fundamental”, aponta Marcelo.

A direção faz a mesma aposta. “O Campeonato Brasileiro é uma competição de regularidade e o Coritiba foi um time bastante equilibrado. Temos muitas chances de chegar [na zona de classificação para a Libertadores]”, finaliza Andrade. O primeiro desafio pós-Copa do Brasil será o Botafogo domingo, às 18h30, no Engenhão.