Tetracampeão

Coritiba aumenta ainda mais a sua hegemonia no Estado

Com o título conquistado ontem, no Couto Pereira, após a vitória por 3 x 1 sobre o Atlético, o Coritiba aumentou ainda mais a sua hegemonia no Estado, somando, agora, 37 títulos paranaenses – nada menos do que 15 a mais do que o Furacão, que, apesar de não levantar a taça desde 2009, é o segundo maior campeão, com 22 conquistas.

Bem atrás da dupla Atletiba, vem o extinto Ferroviário, com 8 conquistas. Logo na sequência, estão, com 7 troféus, o Paraná Clube, que não é campeão desde 2006, e o também extinto Britânia, que dominou o Estado no final dos anos 1910, e começo dos anos 1920, quando chegou a ser hexacampeão – o primeiro do Paraná a acumular títulos em série.

Depois deles, aparecem na lista os maiores vencedores do interior: Londrina e Grêmio Maringá, que, ao lado de Palestra Itália, que também não existe mais, somam três títulos, cada um, enquanto o Pinheiros tem duas conquistas. Com apenas uma conquista, aparecem Paranavaí, Iraty, Cascavel, Colorado, Água Verde, Comercial, Monte Alegre, América e Internacional, totalizando 101 títulos em 99 edições do Paranaense.

Isto porque, em 1980, Colorado e Cascavel dividiram o título. Na ocasião, a equipe do interior fez cai-cai e levou a decisão do título para o tapetão. No final, o TJD-PR declarou os dois clubes campeões. Já em 2002, o Iraty foi campeão apenas em disputa contra equipes do interior, em uma espécie de pré-campeonato, enquanto o Atlético foi o supercampeão estadual daquela temporada, em um torneio que reuniu os quatro melhores colocados do Paranaense, juntamente com o Trio de Ferro e o Malutrom (atual J.Malucelli) que vieram da extinta Copa Sul-Minas.