Sem modéstia

Coritiba aproveita bom momento e admite favoritismo no Atletiba

Para Matheus Galdezani, é obrigação do Coxa ganhar o clássico diante da torcida. Foto: Albari Rosa

Maior clássico do futebol paranaense, o Atletiba deste sábado (3), às 16h, no Couto Pereira, vai contrastar em campo os momentos de Coritiba e Atlético na disputa do Campeonato Brasileiro. O Verdão, que ocupa a quinta posição e vive seu melhor momento na temporada, terá pela frente seu maior rival na penúltima colocação e sem vencer ainda na competição. Chega a ser loucura apontar um favorito em um clássico como esse, mas o volante Matheus Galdezani deixou isso de lado e afirmou que a obrigação de vencer é do Coxa.

“Atletiba é difícil de falar sobre favoritismo. O nosso time está vindo num momento bom. Como eu disse, estamos jogando dentro de casa, junto com a nossa torcida, então é nossa obrigação ganhar o jogo, independente de ser clássico ou não e de eles estarem jogando a Libertadores”, cravou o jogador, que vem sendo um dos destaques do Verdão na temporada.

Além de viver um melhor momento que o seu rival, o Coritiba, sob o comando do técnico Pachequinho, sustenta um grande aproveitamento no Couto Pereira. Em oito jogos realizados ao lado do torcedor, o Alviverde conseguiu seis vitórias e dois empates, totalizando aproveitamento de 83%.

O goleiro Wilson acredita que o Coritiba tem apenas uma pequena vantagem física para o primeiro Atletiba do Brasileirão. Isto porque o Verdão teve a semana cheia para trabalhar, enquanto o Furacão teve o desgaste de um jogo eliminatório diante do Santa Cruz, pela Copa do Brasil. O camisa 84, no entanto, garantiu que, dentro de campo, todos esses detalhes ficam para trás e as forças dos dois times se igualam.

“Vantagem mínima na parte física. A gente tem a semana toda para se preparar e recuperar, e eles não. Mas é só em um primeiro momento porque chega no jogo e todo mundo esquece isso, ainda mais se tratando de um clássico. Dentro de campo, se esquece dor, momento bom ou ruim. Clássico iguala tudo e é uma partida diferenciada. O que passou antes de um clássico é esquecido naquele momento”, comentou Wilson.

Será o quarto Atletiba na temporada. O Atlético venceu apenas um, atuando com seu time reserva, na primeira fase do Paranaense por 2×0, na Arena da Baixada. Na decisão do Estadual, os dois times se reencontraram, mas a vantagem desta vez foi coxa-branca. Goleada por 3×0 no Joaquim Américo e empate sem gols no Couto Pereira para confirmar a conquista do título estadual depois de quatro temporadas.

Confira a tabela completa do Brasileirão!

A rivalidade, como de costume, estará a flor da pele e Wilson ressaltou que o clássico é um campeonato a parte dentro do Brasileirão. É um duelo que mexe com a cidade, com as torcidas e o arqueiro alviverde garantiu empenho total para conseguir mais uma vitória sobre seu maior rival.

“Sempre é falado isso e não é da boca para fora: é uma partida diferenciada, um campeonato dentro de outro campeonato. A gente vê toda hora e todo lugar, onde tem um clássico, quem não está em um momento tão bom se supera, dá a volta por cima e quem está em um momento melhor acaba sofrendo um revés. É uma partida que vale muita coisa, que tem que se entregar o máximo. Ninguém vai garantir vitória, mas empenho não pode falar”, arrematou ele.