Procurando reforços?

Confira aqui uma lista de reforços que podem aparecer no seu time

Final de ano é sempre época de as pessoas irem às compras. No futebol, não é diferente. Com o fim da temporada, os clubes também vão ao mercado em busca de reforços para reformular seus elencos e ter um ano-novo feliz e com títulos. Por isso, o Paraná Online fez uma lista com nomes que poderiam vir a reforçar o Trio de Ferro em 2012. A maioria dos relacionados está com os contratos chegando ao fim, enquanto outros estão encostados em seus times e poderiam vir por um preço bem em conta.

A começar pelo gol. Destaques em outras épocas, Aranha e Fábio Costa amargam a reserva no Santos. O primeiro é o substituto imediato do titular Rafael, enquanto o segundo está retornando de empréstimo do Atlético-MG, onde passou o ano em branco, sem entrar em campo, trabalhando em separado. Os dois, inclusive, foram sondados pelo Paraná Clube. Outra opção seria Renan. Titular do Avaí no ano passado, o goleiro de 19 anos chamou a atenção do Corinthians, que o contratou a peso de ouro. Entretanto, a jovem revelação parece ter sentido o peso da camisa e, após constantes falhas, perdeu seu espaço. Tem contrato com o atual campeão brasileiro até 2016, que aceita emprestá-lo.

Na defesa, nomes experientes, como o de Caçapa, do Avaí, que chegou a ter seu nome ventilado no Coritiba; Durval, vice-campeão mundial pelo Santos; Ronaldo Angelim, autor do gol do título brasileiro do Flamengo em 2009; Fábio Ferreira, titular do Botafogo, e Edcarlos, do Grêmio, ficam à disposição a partir de 1.º de janeiro. As laterais também têm peças interessantes. O lateral-direito Vítor, destaque do Goiás em 2008, foi dispensado pelo Cruzeiro. Alessandro, campeão brasileiro pelo Atlético em 2001, não teve seu contrato renovado pelo Botafogo. Mesma situação de outro campeão daquele ano, Fabiano, que não ficará no Criciúma em 2012. Já Leandro, que passou por Vitória, Palmeiras, Cruzeiro e pertence ao Atlético-MG, está encostado na Cidade do Galo.

Sonho de consumo

A partir do meio-campo, há nomes ainda mais valorizados. O volante Marquinhos Paraná não seguirá no Cruzeiro e está negociando seu futuro. Um pouco mais a frente, o pentacampeão Rivaldo, que já anunciou que não ficará no São Paulo, é, talvez, a figurinha mais carimbada entre todos os nomes. Aos 39 anos, ele ainda é sonho de consumo para muitas equipes, assim como Carlos Alberto, que pertence ao Vasco, mas disputou o último Brasileirão pelo Bahia. Fabrício, ex-América-MG, com passagem pelo Atlético, e Pedro Ken, ex-Coritiba, que estava no Avaí e está fora dos planos do Cruzeiro, também podem ser considerados boas opções.

Para o ataque, a lista é extensa. O paraguaio Ortigoza foi dispensado pelo Cruzeiro, enquanto os experientes Leandro, do Vasco; Magno Alves, do Atlético-MG, e Felipe, do Atlético-GO, não devem renovar seus vínculos com seus times. Keirrison, que desde que deixou o Palmeiras, em 2009, não repetiu o seu bom futebol, não tem sido aproveitado na Raposa e pode ser uma boa opção. O jogador, no entanto, recupera-se de cirurgia.

Além deles, há os casos de Alexandre Oliveira, do Botafogo; Diogo Clementino, do Grêmio, e Ricardo Goulart, do Internacional, que não são nomes tão conhecidos da torcida, mas podem fazer parte de algum pacotão na reapresentação, no dia 4 de janeiro. Diogo, que está no Santos, emprestado pelo Olimpyakos, da Grécia, e Brandão, que pertence ao Olympique de Marseille, da França, e esteve emprestado ao Cruzeiro e Grêmio, também estão à disposição.