Como mandante, Coritiba está no G4 do Brasileiro

O Coritiba recebe o Internacional, amanhã às 16h, com uma campanha como mandante, neste Campeonato Brasileiro, digna de G4. Apesar dos recentes tropeços contra Vasco (derrota por 1×0) e Portuguesa (1×1), o retrospecto do Alviverde dentro do Couto Pereira é o quarto melhor entre os 20 clubes da Série A. E para manter a satisfatória média contra o time gaúcho e de quebra não se desgarrar do pelotão de frente, a equipe conta com o retorno do meia Alex.

Passadas 16 do total de 19 rodadas do primeiro turno, somente o líder Cruzeiro, o vice-líder Botafogo e ainda o Vitória aproveitaram melhor a vantagem do mando de campo que o Coritiba neste Brasileiro. Apesar de não poder mais ser considerado imbatível em seus domínios, a campanha da equipe dentro de casa é, no mínimo, regular. Atuando no Couto Pereira o Alviverde conquistou 17 dos 24 pontos em disputa, com aproveitamento superior a 70%. Os números superam, inclusive, o desempenho como mandante ao fim do primeiro turno do ano passado. Inconstante em casa, ao longo de 9 jogos foram 4 vitórias, 1 empate e 4 derrotas.

Atualmente ocupando a 6.ª colocação, com 24 pontos, e com duas partidas ainda como anfitrião até a metade do campeonato, o objetivo do grupo é manter boa regularidade dentro do Couto Pereira, para voltar ao topo da tabela. “É somar pontos. É importante estar entre os primeiros colocados e virar o turno dentro do bolo. Tem essa relevância, apesar de no início da competição não ter feito tanta diferença a questão de jogar em casa ou não. Agora pontuar em casa, buscando também pontos fora, vai fazer a diferença lá na frente a nível de classificação”, analisa o técnico Marquinhos Santos.

Time ainda indefinido

Apesar dos treinamentos ao longo da semana, o técnico Marquinhos Santos ainda não confirma a escalação da equipe, fato que deverá acontecer somente momentos antes da partida. O comandante alviverde estuda duas possibilidades, com ou sem a presença do meia Alex. Por isso, a única alteração já processada se dá pela esquerda, onde Ibérbia assume a posição do suspenso Diogo. Contudo, como o camisa 10 vem treinando normalmente, e sem dores, sua presença em campo é praticamente garantida. Desta maneira, o volante Willian, após o fracasso das negociações com o Grêmio, pode voltar a figurar na equipe titular e fazer a dupla de contenção ao lado de Júnior Urso. Na meia cancha Júlio César e Lincoln disputam a vaga do meia-atacante Vitor Júnior, vetado contra seu ex-clube por conta de uma cláusula contratual. Ofensivo, o provável Coritiba conta com Vanderlei; Victor Ferraz, Leandro Almeida, Chico e Raul Ibérbia; Willian, Júnior Urso, Júlio César (Lincoln) e Alex; Geraldo (Bottinelli) e Bill.