#TamoJunto

Com muita emoção e alguns heróis, Coritiba vence e sai da ZR

Henrique Almeida terminou o jejum de gols na Ilha do Retiro. Foto: Aldo Carneiro/Estadão Conteúdo

SELO_COXA_BARRA_1COLO Coritiba venceu a primeira das oito decisões que tem pela frente para permanecer na primeira divisão. Foi na base da raça, da determinação e na estrela do goleiro Wilson, que defendeu duas penalidades. O Coxa venceu o Sport por 4×3, neste domingo (29), na Ilha do Retiro, em Recife, chegou aos 35 pontos e, depois de muito tempo, deixou a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. O Verdão, para permanecer fora da área da degola, terá que vencer o Avaí, neste sábado (4), às 21h, no Couto Pereira, em mais um confronto de seis pontos e decisivo contra a queda à segunda divisão.

Veja como foi o jogo no nosso Tempo Real!

Com oito decisões pela frente para tentar escapar do rebaixamento à segunda divisão, o Coritiba entrou em campo na Ilha do Retiro sabendo da necessidade de pontuar diante do Sport. O time alviverde, logo aos 5 minutos, abriu o placar com o zagueiro Werley, depois da cobrança de escanteio. Um gol logo no começo e diante da crise do time pernambucano, era tudo que o Verdão precisava para afastar de vez a crise.

Mesmo tendo uma boa atuação, o Coritiba recuou demais e atraiu o Sport para o seu campo. A equipe pernambucana, também ameaçada pelo rebaixamento, foi para o tudo ou nada e só não empatou graças as grandes defesas do goleiro Wilson nas investidas de Henriquez e Rogério.

O Sport teve a chance de empatar aos 23 minutos. Em pênalti inexistente de Rildo em Samuel Xavier, Diego Souza bateu mal e Wilson salvou o Verdão. Mas o armador do Leão da Ilha provou porque é diferenciado e, instantes depois, após cobrança de escanteio, cabeceou sem chances para Wilson e empatou o duelo.

Festa da torcida coxa na Ilha do Retiro. Foto: Paulo Uchôa/Estadão Conteúdo
Festa da torcida coxa. Foto: Paulo Uchôa/Estadão Conteúdo

O Coritiba parece que precisou tomar o gol para acordar de novo no jogo. O time do técnico Marcelo Oliveira conseguiu equilibrar a partida. Diante da postura mais agressiva dos donos da casa, o Coxa aproveitou para fazer o segundo gol. Depois da cobrança de escanteio e do bate-rebate na área, Henrique Almeida desencantou e marcou aos 39 minutos. Mas o Leão da Ilha respondeu na mesma moeda. Minutos depois, em boa trama ofensiva, André recebeu livre e igualou de novo o marcador. Ainda nos acréscimos, Alan Santos para o Coxa e Rogério para o Sport, perderam boas chances para marcar.

O segundo tempo foi ainda mais movimentado. O Sport, sabendo da necessidade de vencer para seguir fora da zona de rebaixamento, foi com tudo para o ataque e acuou o Coritiba no seu campo. O Leão da Ilha foi recompensado aos 17 minutos. Diego Souza, de cabeça, mandou sem chances para Wilson e virou o jogo.

O Coritiba novamente precisou tomar o gol para acordar na partida. Mesmo buscando mais a partida, o Verdão viu o Sport chegar mais perto de ampliar a vantagem. Aos 28, Werley falhou e cometeu penalidade em André. Diego Souza cobrou e o goleiro Wilson, como tem feito nos últimos três anos, foi mais uma vez decisivo e salvou o Coxa de tomar o quarto gol.

Confira a classificação do Campeonato Brasileiro!

A defesa do goleiro e ídolo alviverde foi fundamental para o Coritiba reagir na partida. Quatro minutos mais tarde, depois da cobrança de falta de Carleto, Magrão falhou e o volante Jonas empatou de novo a partida. O duelo direto na fuga contra a degola ganhou em emoção. O Sport foi com tudo, mas era desorganizado e o técnico Marcelo Oliveira provou que tem estrela. Nos acréscimos, o gol da virada veio da dupla que saiu do banco de reservas. Keirrison recebeu na área, ajeitou e Yan Sasse mandou sem chances para Magrão, definiu a vitória alviverde e fez o Coxa respirar um pouco mais aliviado no Brasileirão.