Vestibular

Garotada ganha espaço no Coritiba e agora tenta se firmar

Volante Julio Rusch foi titular contra a Ponte Preta e está em processo de renovação de contrato. Foto: Divulgação/Coritiba

Dez jogadores revelados nas categorias de base do Coritiba participaram do último jogo do time na temporada 2016. Apesar de o resultado negativo (derrota por 2×0 para a Ponte Preta), com consequente perda da vaga na Copa Sul-Americana, o jogo serviu para que a comissão técnica fizesse a derradeira avaliação do grupo visando a montagem do elenco para 2017.

Os pratas da casa em campo no último domingo foram Rafael Martins, Dodô, Walisson Maia, Geovane, Júlio Rusch, Romércio, Carvalho, Ícaro, Yan Sasse e Ruy.

Forçado a escalar jogadores recém-profissionalizados por não ter grande parte do elenco em atividade – a maioria dos jogadores foi liberada para férias após o dia 4 de dezembro, data da última rodada do Brasileirão antes do adiamento forçado pela tragédia envolvendo a Chapecoense – o técnico Paulo César Carpegiani usou o jogo para referendar eventuais dispensas e renovações. “Nos já tínhamos quase uma definição e hoje apenas confirmamos”, disse o treinador.

Alguns dos titulares da partida já têm futuro definido, como o zagueiro Walisson Maia, que é titular e tem contrato longo com o Coxa (30/06/19) e Ruy (31/05/19), presença frequente no time principal. Outros buscam uma renovação, como é o caso do atacante Vinícius, que embora não seja cria da casa, tem seu empréstimo terminando dia 31 deste mês.

Ícaro possui contrato até o final de 2017 e Iago até a metade do próximo ano. Os demais jogadores revelados em casa – Rafael Martins, Dodô, Geovane, Yan Sasse, Júlio Rusch (em processo de renovação), Romércio e Carvalho possuem contratos mais longos, mas também buscam uma melhor colocação no ranking de preferências do técnico Carpegiani e não acabarem emprestados.

Segundo o treinador a diretoria está atrás de seis ou sete jogadores, todos com uma característica em comum: a velocidade. “A torcida tem que ter a confiança de que teremos jogadores competitivos. A diretoria está trabalhando para formarmos uma equipe com competitividade. Sabemos onde pôr a mão para fazer um futebol diferente ano que vem”.

Os reforços deverão compor o grupo sem diminuir a participação dos jogadores formados no CT da Graciosa. A valorização das categorias de base foi uma das propostas da gestão do presidente Rogério Bacellar. Tanto que além dos que jogaram em Campinas, os zagueiros Luccas Claro e Juninho e o meia Raphael Veiga – já negociado com o Palmeiras – foram outras crias da casa que se firmaram na equipe.

As avaliações sobre quem fica, renova ou será emprestado está a cargo da comissão técnica, com participação do gerente de futebol Alex Brasil. Ao todo 15 jogadores do elenco principal Coxa – hoje formado por 44 atletas segundo o Portal da Transparência do clube – têm contrato vencendo no final de dezembro. O goleiro Rafael Fachin é o único da base nesse grupo que estava integrado ao time profissional. O meia Luizinho, também revelado na Graciosa, é o outro.