Coxa em boas mãos

Bom momento do Coxa está ligado às ações de Vaná

Após atingir o primeiro lugar na primeira fase do Campeonato Paranaense, o Coritiba vai atrás do título. E a boa fase da equipe passa por um nome: o goleiro Vaná. “Sempre foi o objetivo (conquistar o título). Tudo que tiver para acontecer individualmente é decorrência do coletivo. Jogador é lembrado por título e quero deixar o máximo por aqui”, prometeu o jogador que comemorou o tetracampeonato apenas na suplência. “Jogando é outro gosto e é uma motivação a mais. Todo jogador é motivado por títulos e sabemos do nosso poder na competição”, apostou.

Sobre suas boas atuações, o arqueiro quer ainda mais com a camisa coxa-branca. “É um processo natural, de ter essa sequência. Os jogos que vão dizer o que posso melhorar e espero aumentar o nível daqui para frente”, completou. E esse amadurecimento tem explicação.

Vaná teve a felicidade de trabalhar com o goleiro Vanderlei, o zagueiro Pereira e o meia Alex, acreditando que são bons exemplos de liderança. “Absorvi bem o lado positivo e levei comigo. Ser descontraído também é bom para o ambiente, mas dentro de campo é para valer. Não tem risada”, sentencia ele, que tem fama de imitar os companheiros do grupo.

A defesa alviverde é a segunda melhor da competição, com seis gols tomados, perdendo apenas para o Tubarão, que levou três. Entretanto, o início da competição foi difícil para o sistema defensivo. Até o quarto jogo, por exemplo, o time tinha tomado cinco gols.

O momento de maior questionamento foi no único revés. Contra o Foz do Iguaçu, fora de casa, o Verdão perdeu por 2×0 em uma péssima atuação. Depois, a equipe engrenou e passou a ser mais segura. “Independentemente da derrota, todo jogo é um aprendizado. Serve para a evolução do grupo. Mas foi bom perder em um momento que não era crucial no torneio”, analisou o camisa 1.

O equilíbrio colocou o time no eixo e o Coritiba chegou à ponta. “O Marquinhos plantou bem a ideia de atingir a primeira colocação. O começo mais difícil foi normal pelo grupo ser novo, mas administramos bem. Agora é aproveitar essa vantagem”, afirmou o arqueiro alviverde.

Nas quartas de final, o Coxa enfrenta o Cascavel. No duelo realizado pela décima rodada, o time do técnico Marquinhos Santos venceu por 3×1. “É outra competição, tem que esquecer. Vamos encontrar dificuldades e agora é trabalhar para errar menos e ter sucesso nessa segunda fase”, afirmou.
Por fim, Vaná ainda comentou sobre o rival Atlético, que parou no Torneio da Morte. “Isso só enfraquece nosso futebol, mas é reflexo do que é feito no campeonato. Respeitamos o torneio e isso refletiu em cada posição”, finalizou.

Sintonia fina! Leia mais do Coxa na coluna do Massa!