À la Carpa

Ataque do Coritiba terá opções diversificadas para o ano que vem

Rildo foi indicação de Carpegiani. Técnico terá um ataque do jeito que gosta. Foto: Rodrigo Gazzanel/Agência Corinthians

Apesar do bom desempenho ofensivo durante a temporada de 2016, quando marcou 93 gols em 67 partidas, o Coritiba está preocupado em reforçar seu ataque para 2017. As contratações dos atacantes Rildo, que estava no Corinthians, e do colombiano Yilmar Filigrana, que já foram concretizadas, mas que ainda não foram oficializadas pela diretoria, poderão mudar um pouco as características do ataque coxa-branca para o próximo ano.

Rildo é um atacante de velocidade, que joga pelos lados do campo, e é um velho conhecido do técnico Paulo César Carpegiani. Os dois já trabalharam juntos em 2013, na Ponte Preta, e o treinador conhece bem as características do novo avante. Com este estilo, o time alviverde conta atualmente somente com Iago e com Neto Berola. O segundo, porém, depois de sofrer uma lesão no tornozelo durante o Campeonato Brasileiro, segue em recuperação e voltará aos gramados somente em março.

Já Filigrana, que já defendeu o Atlético Nacional e atualmente está no Deportes Quindio, da segunda divisão da Colômbia, ficou reconhecido no seu país por ser um atacante com boa finalização e apresenta características de um centroavante mais de referência. Assim, o novo reforço terá que disputar posição com o atacante inglês-turco Kazim, que é o único jogador do elenco que tem esse estilo de jogo.

O Coritiba, quando foi enfrentar o Atlético Nacional, pela Copa Sul-Americana, enviou alguns observadores para acompanhar as partidas do atual campeão da Libertadores e outros jogos no país e acabou descobrindo Filigrana. O jogador passou a ser monitorado e, segundo Borba Filho, observador técnico do clube, se encaixou nas características pedidas por Carpegiani.

“Temos um grupo que faz observação para o clube. Nós conversamos sobre jogadores com características que o técnico precisa e estudamos o nome. Fui consultado, conheço o jogador e o Coritiba esteve viajando estes tempos para a Colômbia e também o viu”, explicou Borba Filho, à Tribuna, na semana passada.

Segundo o vice-presidente do Coxa, Alceni Guerra, as contratações estão acontecendo de acordo com o desejo do treinador. Desde que acertou a sua renovação com o Verdão, ainda na reta final do Brasileirão, o comandante alviverde pediu de seis a sete reforços para o início da próxima temporada.

Guerra, inclusive, confirmou que Rildo foi um pedido de Carpegiani. “O Carpegiani nos pediu jogadores de intensidade e de velocidade. Ele nos deu nomes e nós estamos indo atrás desses jogadores dentro de alguns critérios. Ele passou o nome dele (Rildo) e foi sim uma indicação do treinador”, revelou o cartola.

O Coritiba, para o setor ofensivo, ainda deve acertar a contratação de mais um meia de criação, já que ao final da temporada perdeu Raphael Veiga para o Palmeiras e Juan, que ainda não chegou a um acordo com o clube para renovar seu vínculo para a próxima temporada. O clube ainda trabalha para renovar o contrato do atacante Leandro.