Pendurou as chuteiras

Aos 36 anos, Tcheco confirma a aposentadoria dos gramados

Emocionado, Tcheco anunciou oficialmente, ontem, sua aposentadoria dos gramados. O agora ex-jogador já havia confirmado que iria parar na noite de terça-feira, via sua página pessoal no Facebook, mas em entrevista coletiva no Couto Pereira explicou os motivos que o levaram a pendurar as chuteiras. “Vieram alguns fatores que foram predominantes. Um foi o contrato, que se encerra já no final do mês e este semestre será uma espécie de estágio pra mim. Outro, foram as dores que incomodam e eu tiraria o espaço de outros jogadores. Meu coração até queria continuar, mas a razão viu que era o momento certo”, disse.

Aos 36 anos, Tcheco encerra sua carreira 16 anos após assinar o seu primeiro contrato profissional, com o Paraná Clube, e ter passado por equipes como Santos e Corinthians. Porém, foram três clubes que ele destacou como fundamentais em sua carreira. “Destaco três clubes que tive indentificação: Al-Ittihad, Grêmio e Coritiba, onde vim finalizar minha carreira. Mas vim para cá para ajudar e acho que consegui. Não conseguimos a Copa do Brasil, mas resgatamos a autoestima do torcedor, vindo de uma Série B e conquistando o tricampeonato paranaense”, declarou.

Outro time destacado por Tcheco foi o Malutrom – J. Malucelli e depois Corinthians Paranaense -, onde ele conquistou a Série C do Campeonato Brasileiro (na época módulo verde e branco da Copa João Havelange) em 2000. “O Malutrom foi o clube que abriu as portas para a minha carreira e sou muito grato por isso. Pude recomeçar lá e depois vim para o Coritiba”, afirmou.

Agora, o ex-meio-campista se transforma em dirigente. Desde segunda-feira passada, Tcheco assumiu o cargo de executivo de futebol, onde irá auxiliar Felipe Ximenes e também observar jogadores que possam ser contratados pelo Alviverde. “Assim que foi decidido na segunda-feira eu já comecei. Serei um olho clínico em alguns setores e trarei novas ideias para o clube, como novas formas de treinamentos, novas filosofias e tirar um pouco a sobrecarga do Felipe Ximenes. Vamos construir um novo CT e vamos conhecer outros clubes e ver o que eles têm de melhor. Quando o Coritiba tiver interesse em algum jogador, vamos observá-lo também e ver se ele é compatível ao Coritiba”, concluiu.