Alviverde confirma criação de equipe Sub-23

Depois do acesso à Série A em 2011, o Coritiba confirmou a criação de uma equipe Sub-23 para dar ritmo e experiência aos jogadores das categorias de base antes de entrarem efetivamente no elenco principal.

A iniciativa amadureceu após a CBF ter instituído este ano o Campeonato Brasileiro da categoria com equipes que integram a Primeira Divisão. Na temporada 2010, apenas oito participaram – o Internacional foi o campeão. Mas esse número deve aumentar na próximo ano e o Alviverde já garantiu participação.

Não estão descartados ainda amistosos e até excursão internacional com atletas desta idade. “Este é um projeto que já está sendo colocado em prática e vai servir para trabalhar aqueles jogadores que estão com idade de profissional e com juniores que vão fazer a transição de categoria”, explica André Mazzuco, gerente de futebol do Coxa.

Segundo ele, muitos acabam tendo poucas oportunidades e esta categoria será bastante importante. “Os atletas vão poder fazer essa transição em jogos importantes contra grandes equipes”, destaca o dirigente.

Mas não é só isso. Além desse Brasileiro Sub-23, esse elenco ainda poderá realizar amistosos e até excursões internacionais como outras equipes já vêm realizando.

“Pode sim, apesar de o intuito maior é ter uma qualificação na fase de transição”, aponta Mazzuco. O fato de ser Sub-23 não impede que atletas mais velhos participem.

Atletas suspensos ou que estão retornando de recuperação física poderão ganhar ritmo participando de partidas com a piazada para ganhar ritmo antes de retornarem em definitivo ao elenco principal.

No comando, quem estará será Marquinhos Santos, atual técnico da Sub-20. “Criamos duas comissões técnicas de transição com o Zé Carlos da sub-17 ficando também com a sub-18 e o Marquinhos na sub-20 e na sub-23”, informa o dirigente.

Agora, no entanto, tudo depende do calendário de competições a ser definido no ano que vem pela CBF e federações. “Vamos fazer todo o planejamento no começo do ano que vem com o calendário”, completa Mazzuco.