Coritiba vence Adap de virada e termina em segundo

Foi um verdadeiro sufoco, mas o Coritiba conseguiu respirar aliviado após o jogo contra a Adap, ontem à tarde, em Campo Mourão. Não apenas pela maneira dramática como conquistou a vitória por 2 a 1, após jogar todo o segundo tempo com um homem a menos. Com os três pontos conquistados no estádio Roberto Brzezinski, o Coxa encerra a primeira fase do Campeonato Paranaense na segunda posição do grupo B e adia até as semifinais um eventual confronto com o Atlético.

A chuva que castigou Campo Mourão durante todo o domingo deixou o gramado pesado e o jogo amarrado e com muitas faltas. Assim, as primeiras oportunidades de gol surgiram em jogadas de bola parada, com Guaru quase abrindo o placar para o Coxa e Souza respondendo na mesma moeda para a Adap.

O Coritiba dominava a posse de bola, mas errava muitos passes e dava à Adap oportunidades de contra-ataque. Num deles, Adilson Popó aproveitou o espaço aberto pela subida de James, avançou pela esquerda e cruzou. Ivan subiu sozinho e cabeceou no canto, sem chances para Arthur.

O time da casa mal teve tempo para comemorar. No minuto seguinte, Guaru tocou para James em cobrança de escanteio. O lateral cruzou na cabeça de Marcelo Batatais, que não desperdiçou e deixou tudo igual.

A Adap sentiu o golpe e recuou, chamando o Coritiba para o campo de ataque. Usando mais raça do que técnica, o Coxa foi à luta e acabou recompensado. Aos 37?, Guaru recebeu no meio e fez um belo lançamento para Eanes, que invadiu a área e tocou na saída do goleiro Fábio.

A vantagem conquistada na primeira etapa poderia ter dado tranqüilidade ao Cori. Mas logo no início do segundo tempo essa expectativa foi por água abaixo. Ricardinho, que já tinha cartão amarelo, fez uma falta dura no meio-campo, sendo expulso.

Com um homem a menos, o Alviverde praticamente abdicou de atacar. Cláudio Marques tirou o atacante Jefferson para a entrada do volante Rodrigo Mancha e o Coritiba recuou todo para o campo de defesa. Precisando da vitória, a Adap fez o contrário. O técnico Gilberto Pereira colocou o time todo no ataque e o restante do jogo se tornou um duelo entre a linha de frente mourãoense e a zaga alviverde.

Graças principalmente ao goleiro Arthur, e zagueiros Índio e Marcelo Batatais, o resultado do desafio foi favorável ao Coxa, que também contou com uma boa dose de incompetência da artilharia adversária. Foram várias as chances desperdiçadas pela equipe do interior, principalmente com Adilson Popó chutando de longa distância.

A falta de pontaria da Adap animou o Coxa, que no fim da partida se arriscou a atacar e quase chegou ao terceiro gol. Mas o 2 a 1 foi suficiente para livrar o Coxa da quarta posição. Com 25 pontos, o time do Alto da Glória encerra a primeira fase em segundo lugar no grupo B. Nas quartas-de-final, o Coxa encara o J. Malucelli, com a vantagem de disputar em casa o segundo jogo do confronto.

Estevam ajuda na motivação em Campo Mourão

?Essa vitória a gente conseguiu jogando com o coração.? A frase do zagueiro Marcelo Batatais resume como o time coxa-branca encarou a atuação no jogo de ontem, contra a Adap.

A raça do Coritiba, que suportou com um homem a menos a pressão do time da casa, foi destacada por todo o elenco. ?Lutamos o tempo todo com um jogador a menos e mostramos nossa força?, destacou o meia Julinho.

Mas além da busca pela vitória e por uma boa colocação ao final da primeira fase, o Coxa encontrou outra fonte de motivação. Pela primeira vez, o novo técnico alviverde, Estevam Soares, acompanhou de perto uma partida do time. ?É sempre importante uma troca de treinador. Todos querem mostrar serviço, porque quem está no time não quer sair e quem está fora quer entrar?, disse o zagueiro Índio.

A dedicação impressionou o novo comandante. ?Ficou uma impressão muito boa. A rapaziada está de parabéns. Quando não se está muito entrosado e falta competência tática, tem que ter determinação e isso não faltou?, elogiou Soares, que não escondeu o alívio por não precisar enfrentar o Atlético já nas quartas-de-final. ?Conseguimos o mais importante, que era evitar um confronto com o maior rival. Vamos enfrentá-lo, mas mais para frente, com o time mais preparado?, ressaltou.

No jogo de ontem, Jefferson e Eanes tomaram o 3.º amarelo e estão fora do primeiro jogo contra o J. Malucelli, assim como Ricardinho, expulso.

Agora, a prioridade é a Copa do Brasil

O Coritiba terá que esquecer por um momento do estadual e se voltar totalmente para a Copa do Brasil. Na próxima quarta-feira, o time do Alto da Glória pega o Icasa, no Couto Pereira, e precisa da vitória para seguir na competição.

Na primeira partida, no Ceará, o Coxa saiu de campo comemorando o empate em 0 a 0, após jogar muito mal e ter que resistir à pressão dos donos da casa. Porém, o resultado pode acabar sendo traiçoeiro com a equipe alviverde, que não tem alternativa além de vencer os cearenses na partida de volta.

Uma vitória simples classifica o Coritiba, mas empatar não é bom negócio. Um novo 0 a 0 leva a decisão para os pênaltis. Um empate com gols ou uma derrota coxa garantem a vaga para a equipe de Juazeiro do Norte.

O jogo marca a estréia de Estevam Soares no comando do Coxa. ?Acredito na vitória. Não por ser o Icasa, mas por ser o Coritiba, dentro de casa. Não terei muito tempo para trabalhar e conhecer melhor o elenco, mas para isso conto com minha comissão técnica?, diz o treinador.

O único desfalque coxa-branca para o confronto é o volante Rodrigo Mancha, que cumpre suspensão após ser expulso no Ceará. O restante do elenco está a disposição de Estevam, que começa a definir o time a partir de hoje à tarde, quando comanda seu primeiro treinamento no CT da Graciosa.

CAMPEONATO PARANAENSE
1.ª fase – 14.ª rodada
Árbitro: Antônio Denival de Moraes
Assistentes: Ildefonso Trombeta e Julio César de Souza
Horário: 15h30
Local: Roberto Brezinski, em Campo Mourão

ADAP 1×2 CORITIBA

Adap
Fábio; Ângelo, Alex Noronha, Dezinho e Mineiro (Elvis); Silas, Felipe Alves, Gildásio e Souza; Adilson Popó e Warley (Robson). Técnico: Gilberto Pereira

Coritiba
Arthur; Anderson, Marcelo Batatais e Índio; James, Peruíbe, Guaru, Julinho e Ricardinho; Eanes e Jefferson. Técnico: Cláudio Marques

Voltar ao topo