Coritiba patina de novo

Sete jogos sem vencer, um gol somente nas últimas cinco partidas e o Coritiba ainda subiu de posição no Campeonato Brasileiro da Série B. Isso mesmo. Com o empate de ontem com o Santo André por 0 a 0, o Alviverde somou mais um ponto e ultrapassou o América/RN. Nada que amenizasse a fúria da torcida, que novamente protestou, pediu a cabeça do presidente Giovani Gionédis, gritou ?vergonha? e só elogiou o goleiro Artur, que ainda salvou a equipe.

Depois de uma semana agitada, com cobranças e promessa de apoio por parte dos torcedores, o Coritiba entrou em campo debaixo de uma garoa fria e disposto a dissipar a má fase. A galera cumpriu a promessa e empurrou a equipe. ?Raça Verdão, primeira divisão?. O problema foi o Santo André. Experiente e calejado pela conquista da Copa do Brasil e até disputa de Libertadores, o Ramalhão assustou.

Se Batatais cabeceou uma bola na trave, o time paulista fuzilou o goleiro Artur com Ozéia, Anaílson e Sandro Gaúcho. Faltou pouco para a casa cair no Alto da Glória, apesar do maior domínio alviverde. O problema foi conseguir furar o bloqueio da defesa e finalizar. A bola rondava o gol de Bonan e pouco levava perigo. ?Precisamos abrir mais espaços e chutar mais?, constatou o atacante Ânderson Gomes.

O técnico Paulo Bonamigo parece ter entendido o mesmo e resolveu mudar. O treinador tirou Luís Paulo e Jackson para as entradas de Andrezinho e Cristian. O objetivo era um só. Conseguir penetrar no sistema defensivo do Santo André, fazer o gol e dar um chute na má fase. Na prático, o panorama até piorou.

Se era para abrir o jogo e conseguir chegar mais na meta de Bonan, ficou só na vontade de Bona. O time coxa rodou a bola para lá e para cá e levou mais de dez minutos para fazer o goleiro adversário trabalhar. Vendo a passividade de Jéfferson, o treinador resolveu apostar em William, que mesmo atritado com a torcida foi saudado com aplausos.

Mas foi só uma esperança. O time continuou da mesma forma, o técnico Ruy Scarpino colocou a equipe para segurar o resultado e explorar os contra-ataques. E quase Sandro Gaúcho conseguiu já no apagar das luzes para desespero dos torcedores.

Suspensos

Se a situação do Coxa já não é boa, contra o Ceará, às 20h30 de terça-feira, em Fortaleza, a equipe não terá o zagueiro Henrique e o atacante Ânderson Gomes, ambos suspensos pelo terceiro cartão amarelo.

CAMPEONATO BRASILEIRO
SÉRIE B – 27.ª Rodada
SÚMULA
Local: Couto Pereira
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Júlio Cesar Rodrigues Santos (RS) e André Veras (RS)
Cartão amarelo: Henrique, Luís Henrique, Ozéia, Émerson, Caio, Ânderson Gomes
Renda: R$ 48.537,50
Público pagante: 4.836
Público total: 6.385

Coritiba 0 x 0 Santo André

Coritiba
Artur; Luís Paulo (Andrezinho), Henrique, Batatais e Carlão; Rodrigo Mancha, Paulo Miranda, Jackson (Cristian) e Caio; Ânderson Gomes e Jéfferson (William). Técnico: Paulo Bonamigo

Santo André
Marcelo Bonan; Alexandre, Ozéia, Luís Henrique e Pará; Bruno, Leandro Makelelê (Galiardo), Émerson e Vânder; Anaílson (Cadu) e Sandro Gaúcho. Técnico: Ruy Scarpino

Mês foi um verdadeiro suplício pro Coritiba

?Espero que acabe logo esse mês para que a gente possa vencer.? É o que quer o goleiro Artur, melhor jogador em campo no empate de ontem contra o Santo André por 0 a 0. Mesmo subindo para a quinta colocação no Campeonato Brasileiro da Série B, ele e todos no Coritiba sabem que as coisas não andam bem no Alto da Glória. ?Nosso time já foi o melhor ataque da competição e tenho certeza que, no próximo jogo, a bola vai entrar?, aponta o zagueiro Henrique, único artilheiro da equipe nos últimos cinco jogos.

De acordo com ele, a luta e a disposição são as mesmas e o objetivo continua sendo de vitórias. ?Estamos trabalhando, tendo muitas conversas, conversas produtivas e, com certeza, como o Artur falou, esse não foi o nosso mês e vamos conseguir reverter esse placar?, projeta. Já o técnico Paulo Bonamigo prefere buscar os erros para tentar acertar para a sequência de jogos. ?Realmente, não tem muito o que se falar nesse momento. Temos que tentar detectar o que a nossa equipe fazia e não faz mais?, destaca.

Hoje, o elenco ganha folga, mas amanhã já trabalha no CT da Graciosa e embarca para Fortaleza, onde enfrenta o Ceará às 20h30 de terça-feira.

Para este confronto, Bona não poderá contar com o zagueiro Henrique e o atacante Ânderson Gomes. Ambos tomaram o terceiro cartão amarelo e estão suspensos. Índio e Edu Sales podem ser os substitutos. Apesar de estar na quinta colocação, o Alviverde precisa buscar pontos fora de casa para subir para a primeira divisão. Dos 11 jogos restantes, apenas cinco serão no Couto Pereira.

Voltar ao topo