Corinthians vence e fica a um empate de final inédita

Em partida com direito a golaço, expulsão do artilheiro e apagão, o Corinthians derrotou o Santos por 1 a 0 na Vila Belmiro pela primeira partida da semifinal da Libertadores e saiu em vantagem na disputa por uma vaga na final. O atacante Emerson marcou o único gol da partida.

No duelo de volta, o Corinthians recebe o Santos no Pacaembu, quarta-feira, às 21h50, e se classifica para a decisão até com um empate. Se o Santos devolver o 1 a 0, a vaga será decidida nos pênaltis. Expulso ontem, Emerson está fora da partida em São Paulo.

O jogo começou de forma inesperada, com o Corinthians pressionando em busca do gol fora de casa, embora sem muita eficiência -aos 10min, Ralf tentou um chute da intermediária, mas a bola terminou nas mãos de Rafael.

Já o Santos abusava dos cruzamentos pela direita com Elano, que tentava deixar Neymar ou Alan Kardec em posição para finalizar. O Corinthians, após a pressão inicial, passou a apostar nas bolas paradas.

O jogo seguiu morno até os 27min, quando saiu o gol corintiano. Paulinho avançou pela intermediária e rolou para o atacante Emerson, que foi pela esquerda e acertou o ângulo esquerdo de Rafael com um belo chute colocado.

O Santos pressionou em busca do empate, mas esbarrou na forte marcação corintiana. Aos 42min, Adriano lançou Juan, que avançou pela esquerda e deixou Alan Kardec na cara do gol -no último momento, Fábio Santos desarmou o atacante e ainda evitou o rebote de Ganso.

No segundo tempo, o Santos tentou empatar a partida a qualquer custo. Aos 5min, em cobrança de escanteio de Neymar, a bola sobrou para Durval, que mandou uma bomba em cima de Cássio -o goleiro do Corinthians conseguiu defender com o corpo e mandou para escanteio.

Aos 10min, após cruzamento de Juan, a bola sobrou com Borges, que cabeceou para ótima defesa de Cássio.

O Corinthians teve sua melhor chance aos 12min, quando Emerson ficou no mano a mano com Durval e acabou perdendo o equilíbrio na entrada da área.

Aos 31min, em uma disputa de bola, Emerson derrubou Neymar na entrada da área do Santos, recebeu o segundo cartão amarelo e acabou expulso.

Aos 37min, metade dos refletores da Vila se apagaram e a partida ficou paralisada por 18 minutos. Após o apagão, o Santos teve outra chance aos 42min, quando Ganso lançou Neymar, mas se chocou com o companheiro Borges. Depois disso, o Corinthians se fechou na defesa para garantir a vitória.

SANTOS
Rafael; Henrique, Edu Dracena, Durval e Juan; Adriano, Arouca (Felipe Anderson), Elano (Borges) e Ganso; Neymar e Alan Kardec (Dimba). Técnico: Muricy Ramalho

CORINTHIANS
Cássio; Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo e Alex (Wallace); Jorge Henrique e Emerson. Técnico: Tite

Estádio: Vila Belmiro, em Santos
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Gol: Emerson, aos 27min do 1º tempo
Cartões amarelos: Neymar (S), Leandro Castán, Emerson, Alessandro, Cássio e Chicão (C)
Cartão vermelho: Emerson (C)