Corinthians é atração da Série B

A Segundona, que começa amanhã, tem 20 participantes, mas todas as atenções estarão voltadas apenas para um deles: Corinthians. Dono da segunda maior torcida do Brasil e de grandes tradições, o clube paulista encarará pela primeira vez a 2.ª divisão nacional e sua luta para voltar à elite promete ofuscar até mesmo a disputa da Série A.

A Segundona tem o mesmo sistema de disputa da Série A. Assim, são 38 rodadas, com jogos em turno e returno, para definir a classificação – quem somar mais pontos fica com o título. Mas ser campeão na 2.ª divisão é o menos importante: o que vale mesmo é ficar entre os quatro primeiros colocados, que conseguem o acesso.

Conseguir uma dessas quatro vagas é a missão corintiana. Como outros grandes clubes do Brasil que foram recentemente rebaixados para a Série B – casos de Palmeiras, Grêmio, Botafogo e Atlético-MG -, o Corinthians espera ficar apenas um ano na Segundona. Mas, para isso, terá muito trabalho.

Atração do campeonato, o Corinthians deve atrair enorme público nos jogos em casa e também como visitante. É o adversário a ser batido, mas não é o único favorito ao acesso na Série B. Times como Bahia, Juventude, Paraná e Ponte Preta também devem brigar por uma das quatro vagas. Enquanto isso, várias equipes estarão brigando para evitar as quatro últimas colocações, que levam à Série C do Brasileiro em 2009.

O Corinthians lidera o bloco de clubes paulistas na Série B. Além dele, são outros seis participantes: São Caetano, Santo André, Bragantino, Barueri, Marília e Ponte Preta. Do Sul, Juventude-RS, Avaí-SC, Criciúma-SC e Paraná. Do Centro-Oeste, aparecem Brasiliense-DF, Gama-DF e Vila Nova-GO. E do Nordeste, os representantes são Bahia-BA, CRB-AL, ABC-RN, Ceará-CE, Fortaleza-CE e América-RN.

Voltar ao topo