Começa a ?festa? do WTCC

Oficialmente, começa hoje a passagem do Campeonato Mundial de Turismo da FIA (WTCC) em Curitiba. E como nos anos anteriores, de maneira retumbante, com festa, desfile de carros e mistura de entrevista coletiva, ato de lançamento e evento social. Enquanto pilotos, organizadores e personalidades desfilam pela cidade, mecânicos e chefes de equipe correm para que amanhã, primeiro dia de treino no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais, os carros estejam prontos. As duas corridas que abrem a temporada do WTCC estão marcadas para domingo, às 13h20 e 16h20.

A quinta-feira, no ?protocolo? do Mundial de Turismo, é o dia das promoções. Para o público, a festa será no centro da capital. Os carros saem pela manhã do AIC e a partir das 10h30 estarão expostos em frente ao Palácio Avenida, na rua XV de Novembro. Os pilotos também vão passar pela Boca Maldita. Todos, sem exceção (é cumprimento de contrato), vão participar da sessão de autógrafos, que será dividida para facilitar o acesso dos fãs da velocidade. Os encontros estão marcados para as 12h30 e 14h15. Os carros deixam a rua das Flores às 15h30.

Depois, é a vez do evento ?oficial?. Às 18h, o prefeito de Curitiba Beto Richa, os organizadores locais e os promotores do WTCC recebem pilotos e jornalistas para o evento de apresentação do campeonato de 2008 – e, claro, da etapa de Curitiba. Logo em seguida será realizada a entrevista coletiva com os protagonistas da corrida, incluindo o curitibano Augusto Farfus Júnior, o único brasileiro na categoria.

Depois da parte social, os pilotos partem para a pista. Os treinos começam amanhã, às 15h -o treino livre, de apenas meia hora, é o primeiro de três antes da classificação, marcada para as 15h de sábado.

Mas as equipes já estão trabalhando no autódromo desde a semana passada, quando os carros chegaram (na sua maioria de navio, vindos de Antuérpia) ao Paraná. Uma parafernália difícil de ser medida por completo – só a Chevrolet trouxe 32 pessoas e 12 toneladas de equipamentos ao Brasil. ?A única diferença em comparação às etapas européias é que, no lugar dos caminhões, temos contêineres completamente lotados de equipamentos?, explica o chefe de equipe, Mark Busfield.

A BMW, equipe de Farfus e do tricampeão da categoria, o inglês Andy Priaulx, aposta na capacidade técnica de seus profissionais. ?Somente para o carro do Augusto temos dois engenheiros, um deles especializado na análise de telemetria, e cinco mecânicos, sendo que um cuida só de combustível e pneus?, diz o chefe da equipe alemã, Charly Lemm.

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