Eliminatórias

Com talento e garra de Neymar, Brasil vence Colômbia no segundo jogo de Tite

O paranaense Miranda marcou de cabeça logo no início do jogo. Foto: Pedro Martins/MoWA Press
O paranaense Miranda marcou de cabeça logo no início do jogo. Foto: Pedro Martins/MoWA Press

Fazia tempo, mas finalmente a torcida voltou a sentir orgulho da Seleção Brasileira. Com mais uma atuação convincente sob o comando do técnico Tite, o Brasil venceu a Colômbia por 2×1, na noite desta terça-feira (6), na Arena da Amazônia, em Manaus, chegou aos 15 pontos e subiu para a vice-liderança das Eliminatórias da Copa do Mundo. O time verde e amarelo, que em dois jogos subiu quatro posições na classificação, volta à campo no dia 7 de outubro, diante da Bolívia, mais uma vez dentro de casa.

Confira como foi o jogo no Tempo Real da Tribuna!

Jogando em casa e novamente com uma postura agressiva, o Brasil abriu o placar aos dois minutos de jogo. Em cobrança de escanteio de Neymar, Miranda subiu livre e marcou o primeiro gol para o time comandado pelo técnico Tite. A Colômbia respondeu aos 7 minutos, Muriel chegou com perigo e a bola passou perto do gol de Alisson.

Em vantagem e com mais posse de bola, o jogo estava favorável para o time brasileiro ampliar a vantagem. Aos 30 minutos, depois da jogada de Gabriel Jesus, Renato Augusto bateu colocado e a bola passou perto do gol de Ospina. Um minuto depois, o atacante do Palmeiras fez outra boa jogada, lançou Neymar, mas o goleiro Ospina fez grande defesa no chute do camisa 10.

Mais presente no ataque, o Brasil chegou a marcar com Paulinho, aos 32 minutos, mas o volante ajeitou a bola com o braço. O castigo veio aos 35 minutos. Depois da cobrança de falta na área, Marquinhos subiu para tirar, mas mandou contra o patrimônio e decretou o empate colombiano. A partir daí, a Colômbia conseguiu equilibrar um pouco mais o jogo, mas foi de Neymar a última chance da etapa inicial, que Ospina fez outra boa defesa e evitou o segundo gol do time verde e amarelo.

Ainda com o domínio das ações do jogo, o Brasil criou a primeira chance no segundo tempo aos 3 minutos, mas Paulinho, depois de receber o passe de Neymar, demorou para chutar. A Colômbia respondeu um minuto depois, mas Muriel acertou a rede pelo lado de fora. Com uma marcação bem ajustada, o time colombiano chegou perto da virada aos 19 minutos, mas James Rodriguez, depois de tabelar com Bacca, chutou por cima.

Com dificuldades para furar a retranca colombiana, o técnico Tite apostou nas entradas de Philippe Coutinho e Giuliano nas vagas de Paulinho e Willian. Mais ofensivo, a equipe brasileira conseguiu o segundo gol aos 28 minutos. Depois da jogada de Giuliano, Coutinho tocou para Neymar que, dentro da área, bateu cruzado e venceu o goleiro Ospina.

Em vantagem, o Brasil passou ater mais espaço para contra-atacar. Neymar, Coutinho e Giuliano passaram a dar muito trabalho ao time colombiano. Aos 31 minutos, Coutinho ganhou da marcação, invadiu a área, mas demorou demais para chutar e mandou para fora. Nos minutos finais, a Colômbia foi para o tudo e foi para cima da seleção brasileira, mas prevaleceu a boa postura defensiva do time comandado pelo técnico Tite que, neste duelo, provou que vive um novo momento no time brasileiro.

Ficha técnica

ELIMINATÓRIAS
1º Turno – 8ª Rodada

Brasil 2×1 Colômbia

Brasil
Alisson; Daniel Alves, Miranda, Marquinhos e Marcelo; Casemiro, Paulinho (Giuliano), Renato Augusto, Willian (Philippe Coutinho); Neymar e Gabriel Jesus (Taison).
Técnico:  Tite

Colômbia
Ospina; Medina, Óscar Murillo, Jeison Murillo e Farid Diaz; Sánchez, Barrios, Torres (Cuadrado) e James Rodriguez; Muriel (Martinez) e Carlos Bacca (Moreno).
Técnico: José Pekerman

Local: Arena da Amazônia (Manaus-AM)
Árbitro: Patrício Loustau (ARG)
Assistentes: Iván Nuñez (ARG) e Gustavo Rossi (ARG)
Gols: Miranda 2 e Marquinhos (contra) 35 do 1º; Neymar 28 do 2º
Cartões amarelos: Paulinho, Neymar, Marcelo, Giuliano (BRA); Medina (COL)
Renda: R$ 5.840.050,00
Público pagante: 36.609