Clubes paranaenses em pauta no STJD

Esta quinta-feira será decisiva para Atlético e Coritiba no STJD. Ambos os clubes serão julgados pelo tribunal por motivos diferentes. Primeiro o Coxa, que entrou com mais um recurso para tentar reduzir a pena de dez mandos de campo. Por enquanto, a equipe alviverde cumpriu quatro jogos na Arena Joinville, mas pretende voltar a mandar suas partidas no Couto Pereira o mais rápido possível.

O departamento jurídico do Coritiba alega que, no recurso anterior, apenas a multa foi reduzida, de R$ 100 mil para R$ 5 mil e, portanto, como são punições cumulativas, os mandos de campo também teriam que ser reduzidos junto com a multa. Esta é a terceira tentativa do Verdão de reduzir a punição imposta pelo STJD, depois da confusão generalizada da torcida alviverde em dezembro de 2009, quando o clube foi rebaixado para a Série B.

Já o Atlético vai ao Rio de Janeiro para defender o zagueiro Manoel, novamente julgado pelas agressões contra o também zagueiro Danilo, do Palmeiras, no jogo de ida da Copa do Brasil entre as duas equipes. Na ocasião, o defensor alviverde chamou Manoel de “macaco” e cuspiu na cara dele. Como revide, o atleticano deu uma cabeçada e um pisão na perna de Danilo.

Na primeira instância, Manoel foi punido com quatro partidas de suspensão. Cumpriu duas e conseguiu um efeito suspensivo, que o liberou a atuar até este novo julgamento. Já Danilo foi penalizado em onze jogos, muito em função do xingamento racista que proferiu. Mas, assim como o zagueiro rubro-negro, o palmeirense também vinha atuando com um efeito suspensivo e volta hoje ao banco dos réus.