Clubes do interior correm atrás de patrocínios

Em campo, o Campeonato Paranaense começa dia 22. Mas bem antes de a bola rolar, os dirigentes dos clubes do interior estão há tempos pendurados nos telefones e participando de reuniões, com o objetivo de atrair parceiros e patrocinadores. Tudo pra poder dar sustentação financeira aos seus times e tentar desafiar a superioridade econômica da dupla Atletiba.

Contando com os nove times do interior, e mais o Corinthians Paranaense, durante o Estadual a economia do futebol local movimentará valores que variam entre R$ 115 mil a R$ 200 mil mensais por clube. São valores que envolvem toda a logística para conseguir pôr um time campo. Desde a folha de pagamento de jogadores, comissões técnicas e funcionários, até deslocamento em viagens, hospedagem, alimentação e taxas pagas à Federação Paranaense de Futebol.

Com o fim da “era dos mecenas” – pessoas importantes em suas regiões, que praticamente bancavam a participação dos clubes nos campeonatos -, uma das formas utilizadas pra pagar a conta é estampar patrocinadores nas camisas. Só na do Operário de Ponta Grossa são sete, embora o clube ainda tenha um déficit mensal estimado em R$ 50 mil. “Continuamos ainda buscando os recursos para pagar [o restante dos gastos]”, afirma o presidente do Fantasma, Carlos Iurk. Panorama similar vive o Rio Branco de Paranaguá. De acordo com seu vice-presidente, Carlos Frisoli, “ainda existe um rombo pra correr atrás”.

Para arrecadar, os clubes ainda contam com as cotas da televisão, publicidade em placas no estádios e outras fórmulas criativas, como usar os muros dos estádios, cartazes espalhados pelas ruas das cidades e até a lataria dos ônibus para estampar seus patrocinadores. Com poucas exceções, como a rede de supermercados que patrocina a camisa de quatro times do Estadual 2012, boa parte dos parceiros comerciais tem sede na cidade ou região da equipe contemplada. “Há empresas que estão com o clube há muitos anos”, diz o diretor de futebol do Cianorte, Adir Kist.

No geral, os dirigentes dos demais clubes que vão encarar a dupla Atletiba no Estadual 2012 afirmam que existem apenas questões pontuais para não deixar as contas no vermelho. Entre elas, a expectativa de que as torcidas prestigiem os times nos estádios.

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