Clubes da Alemanha pedem intervalo maior nos jogos

Uma solicitação inédita foi feita à Fifa pela Liga de Futebol da Primeira Divisão da Alemanha. Se aprovada, ela poderá mudar a atual sistemática de tempo nos jogos de futebol. O objetivo do pedido foi o de solicitar um aumento no intervalo das partidas, a fim de permitir aos torcedores comer lanches e tomar alguma bebida nos estádios sem correrias.

A Bundesliga, que reúne os times da primeira divisão alemã, incentivou o envio de uma carta ao presidente da Fifa, Joseph Blatter, solicitando um aumento de cinco minutos nos intervalos das partidas. Esta iniciativa partiu de Manfred Mueller, responsável pela área promocional do clube Werder Bremen. Segundo o jornal alemão “Sport Bild”, ele estaria representando os interesses das cadeias de lanchonetes alemãs. Para Mueller, no entanto, um intervalo de 20 minutos, em lugar dos atuais 15 minutos entre o primeiro e o segundo tempo, aumentaria o conforto do torcedor, permitindo-lhe consumir um lanche sossegado.

A iniciativa teve boa acolhida por parte de vários dirigentes de clubes da primeira divisão alemã. “Precisamos estimular a presença dos torcedores nos estádios. E se aumentar o tempo em que eles podem consumir um lanche no intervalo pode ajudar, não há por que ser contra”, opinou Wolfgang Holzhaeuser, diretor financeiro do Bayern Leverkusen. Também Bernd Schiphorst, do Hertha Berlin, concordou com a medida. “O intervalo tradicional é pouco para um convite ao consumo”, disse ele. O consumo, segundo a imprensa alemã, parece ser a verdadeira razão do pedido de mudança.

Mas há também os que criticaram a medida. Peter Pander, diretor-geral do Wolfsburg, onde joga o argentino Andrés D´Alessandro, é um deles. Na opinião de Pander, o intervalo tradicional é muito bom e não precisa ser aumentado. “No estádio, a única preocupação deve ser o futebol e não outras coisas”, disse ele.

Voltar ao topo