Clodoaldo ganha outra. Agora é o melhor do mundo

Silva, o melhor do mundo.

São Paulo – O nadador brasileiro Clodoaldo Silva foi eleito o melhor atleta do ano no mundo, pelo Comitê Paraolímpico Internacional (IPC). Clodoaldo foi reconhecido pelas seis medalhas de ouro e uma de prata, mais quatro recordes mundiais e cinco paraolímpicos, obtidos nos Jogos de Atenas (2004). Ele receberá o troféu do Prêmio Mundial do Esporte Paraolímpico, no dia 19 de novembro, em cerimônia marcada para Pequim.

A categoria de melhor atleta masculino teve 12 indicações, uma das mais concorridas. Os resultados de Clodoaldo foram decisivos. No feminino, o prêmio ficou para a japonesa Mayumi Narita, que conquistou sete medalhas de ouro, uma de bronze e tem seis recordes mundiais e sete paraolímpicos.

O time de basquete em cadeira de rodas do Canadá levou o prêmio de melhor equipe; a revelação foi a chinesa Chui Yee Yu, da esgrima; e Jonquil Solt, do hipismo da Grã-Bretanha foi considerado o melhor profissional.

Clodoaldo, que chegou a tomar oito ônibus por dia, com o dinheiro contado, para treinar em Natal (RN), pediu mais apoio ao esporte paraolímpico. ?Somos bons no esporte, mas nosso País não trata bem os seus deficientes?, lamentou. ?Tem atleta em potencial escondido em casa. Eles não querem pena, querem ajuda. Eu, se não tivesse tido a chance, provavelmente estaria até hoje dentro de casa, reclamando.?

Voltar ao topo