Clássico Paratiba agita a Stock Car

O futebol é assunto corrente neste fim de semana no Autódromo Internacional de Curitiba, que recebe a segunda etapa da Stock Car 2009. O clássico entre Paraná e Coritiba e o Fla-Flu são tema de debate entre pilotos nas horas de folga.

O paranista e ex-piloto de Fórmula 1 Enrique Bernoldi (Colonial Racing) chegou a se aventurar nos gramados, como goleiro na escolinha do extinto Pinheiros, antes de mergulhar de cabeça no automobilismo.

Agora, ele apenas torce para o time do coração. “Sempre acompanho as partidas e no jogo deste sábado aposto que vamos surpreender os coxas”, diz Bernoldi, que arrisca um palpite: 2×1 para o tricolor.

Mas seu conterrâneo Thiago Marques (Alpina) garante que, em casa, o Coritiba não vai deixar escapar a chance de assumir a liderança do octogonal decisivo do paranaense. Apesar da confiança, ele prevê um jogo difícil, com resultado magro de vitória para o verdão.

Coxa-branca desde criancinha, o piloto da JF Racing na Stock Car diz que sempre acompanha o time e que vai a pelo menos cinco jogos durante o ano. “As viagens e os compromissos profissionais me impedem de ir mais ao estádio. Se pudesse, iria. Aliás, vou tentar sair do autódromo mais cedo hoje para ver de perto a nossa vitória”, destaca o piloto.

Outra briga “acirrada” é entre os irmãos Cacá (Red Bull Racing) e Popó Bueno (São Luiz – Hot Car). O primeiro torce para o Fluminense e o caçula é flamenguista. Os dois ficarão em Curitiba após a corrida de domingo (que acaba por volta de meio-dia) para acompanhar o clássico pela TV.

Cacá sonha com mais uma vitória do Flu sobre o Flamengo, assim como aconteceu em 95. “Fui naquele jogo com meu irmão e ganhamos com um gol do Renato Gaúcho aos 42 minutos do segundo tempo. Depois da partida o Popó olhou pra mim e disse que se eu abrisse a boca iríamos brigar. Por isso, ele voltou na caçamba da caminhonete, cabisbaixo, e eu comemorando. Espero que neste domingo a história se repita e ele volte pro Rio de cabeça quente”, brinca o bicampeão da categoria.

Autódromo de Pinhais será palco de grandes corridas amanhã

Nelson Comel

Em 2007, Rodrigo Sperafico acabou com um jejum de 16 anos sem vitórias de paranaenses no Autódromo Internacional de Curitiba, em corridas da Stock Car. Hoje e amanhã, o circuito recebe a segunda etapa da temporada 2009 e o esquadrão de pilotos do Paraná quer acabar com a hegemonia dos paulistas no circuito de Pinhais.

Das últimas dezoito provas disputadas na pista, quinze foram vencidas por paulistas, sendo Chico Serra (Hot Wheels Racing) o maior vencedor, com quatro conquistas. A vitória de Sperafico, que neste ano é reserva na equipe RZ, de Ricardo Zonta, foi um marco histórico, já que a última vez que um paranaense havia ocupado o alto do pódio aconteceu em 1991, com Ângelo Giombelli.

O Paraná tem hoje o segundo maior contingente de pilotos na Stock Car, com oito representantes. Pelo desempenho na primeira etapa, disputada há duas semanas em Interlagos (SP), Zonta (Panasonic Racing), Alceu Feldmann (Arigaf/Boettger) e Lico Kaesemodel (Agecom/AMG) são os que têm mais chance de vencer neste domingo de Páscoa.

Porém, Ricardo Sperafico (Panasonic Racing) e Enrique Bernoldi (RCM/Colônia), ambos com vasta experiência internacional, também aparecem como candidatos à vitória. Assim como David Muffato (Itaipava Racing), que foi campeão da categoria em 2003. “Com um time destes, a torcida paranaense pode ir confiante para a pista, pois temos boas chances de vitória em casa”, aposta Feldmann.

Voltar ao topo